Resumo

Título do Artigo

LIÇÕES APRENDIDAS DO MAIS RÁPIDO UNICÓRNIO BRASILEIRO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

negócios digitais
empreendedorismo
inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - André Luiz Tavares Damasceno
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)
2 - Cristiano Morini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciencias Aplicadas (FCA)

Reumo

A digitalização, com a acelerada adoção de tecnologias em todos os domínios da vida humana – trabalho, estudo, entretenimento e relacionamentos – é um caminho sem volta e a força mais importante do empreendedorismo e da inovação. Indivíduos, empresas e governos esforçam-se por entender o “novo normal”, e, de algum modo, entender como ele se compatibiliza com seus princípios, valores e práticas. Este artigo pretende compartilhar as impressões e expectativas de profissionais que atuam na Loft – empresa que se tornou unicórnio em 16 meses, o mais rápido unicórnio brasileiro.
Estudos que entendam a dinâmica do empreendedorismo digital em economias emergentes ainda são escassos (Al-Khateeb, 2019). No Brasil, o relatório Neotrust evidencia que o faturamento do comércio eletrônico em 2019 atingiu R$ 75,1 bilhões, 22,7% de alta em relação ao ano anterior (ClearSale, 2020). Apesar do ambiente digital brasileiro apresentar restrições e desafios a serem superados, os estímulos para o surgimento de empresas digitais em nosso país segue firme e constante.
Para preencher uma lacuna observável em estudos semelhantes no cenário brasileiro, este artigo pretende compartilhar as impressões e expectativas de profissionais que atuam na Loft – empresa que se tornou, em 16 meses, o mais rápido unicórnio brasileiro.
Para captar as impressões sobre o caminho percorrido e os principais desafios da startup, foram conduzidas 5 entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam diferentes áreas da empresa.
Os resultados apontam que a Loft está consciente dos desafios do rápido crescimento, que demanda visão e objetivos claros, oferta constante de produtos e serviços para compradores, vendedores e corretores, relações de confiança e profissionais qualificados e comprometidos com a cultura da empresa.
As conclusões sugerem que a Loft obteve êxito pois atuou em setor tradicional com inovação tecnológica para oferta de valor ao cliente, com a agilidade e a comunicação fluída e aberta, preparando-a para expandir seus negócios no Brasil e em outros países. A pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão da dinâmica e de questões essenciais para o sucesso de negócios digitais no ambiente brasileiro.