Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E VALORES COMO PREDITORES DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE UNIVERSITÁRIOS
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Palavras Chave

Religião
Valores Pessoais
Empreendedorismo

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Evangelina da Silva Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

A associação entre a religião e as investigações no campo do empreendedorismo é atribuída à sua influência no ambiente sociocultural (Riaz, Farrukh, Rehman, & Ishaque, 2016) e pelos aspectos políticos, sociais, econômicos e internacionais (Hoogendoorn, Rietveld, & Van Stel, 2016). Ao discutirem a influência da religião no empreendedorismo, Farmaki, Altinay, Christou e Kenebayeva (2020) identificaram que os valores religiosos influenciam a propensão dos indivíduos a se envolverem na atividade empreendedora, não somente pelas recompensas financeiras, mas também por motivos existenciais.
Qual a influência da orientação religiosa nos valores pessoais e nos antecedentes da intenção empreendedora de estudantes universitários? objetivos: a) investigar a influência da orientação religiosa nos valores de autopromoção e de abertura à mudança; b) investigar a influência da orientação religiosa na nos constructos da Teoria do Comportamento Planejado e na intenção empreendedora; c) investigar a influência dos valores de autopromoção e de abertura à mudança na intenção empreendedora, e d) investigar a influência dos
A fundamentação teórica foi construída a partir do conceito de Orientação Religiosa e das seguintes teorias: Teoria dos Valores Humanos(Schwartz, 1992) e Teoria do Comportamento Planejado (Ajzen, 1991). A pesquisa parte da Teoria do Comportamento Planejado, uma vez que preconiza que o comportamento humano é influenciado por crenças e valores pessoais, como antecedentes motivacionais. A orientação religiosa integra o modelo, a partir da perspectiva de Max Weber (2013), ao apontar a ética da religião como grande influenciadora do desenvolvimento das atividades econômicas.
Esta pesquisa é de abordagem quantitativa, descritiva e exploratória realizada com estudantes universitários de uma universidade federal brasileira. A estratégia de investigação envolvendo a pesquisa quantitativa é não experimental, do tipo levantamento de corte transversal, posto que os dados foram coletados em um momento no tempo, fornecendo um panorama de um período específico (Collis & Hussey, 2005). Realizou-se uma modelagem de equação estrutural para analisar as relações propostas.
Inferiu-se que os estudantes não percebem que suas motivações religiosas influenciam na avaliação de desenvolver o comportamento empreendedor, e que a orientação religiosa encoraja-os diante das condições de instabilidade e de risco. Apenas os valores de abertura a mudança influenciam no processo da formação da intenção empreendedora dos estudantes universitários. Os estudantes realizam uma avaliação favorável sobre se tornar empreendedor e reconhecem suas habilidades e competências empreendedoras, e são influenciados indiretamente pelos seus referentes sociais.
Os valores de abertura à mudança e a orientação religiosa foram considerados como antecedentes motivacionais à intenção empreendedora, e ratificou-se a importância da estrutura teórica e empírica da Teoria do Comportamento Planejado (Ajzen, 1991).
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50 (2), 179–211. Gorsuch, R. L.; McPherson, S. E. (1989). Intrinsic/extrinsic measurement: I/E-revised and single-item scales. Journal for the Scientific Study of Religion, 348-354. Schwartz, S. H. (1992). Universals in the content and structure of values: theoretical advances and empirical tests in 20 Countries. Advances in Experimental Social Psychology, 25, 1-65.