Resumo

Título do Artigo

GESTAO DE ESTOQUES DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO: OS DESAFIOS EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE GERAÇÃO DE ENERGIA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de estoques
Peças de reposição
Compras públicas

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Christina Viana Godinho
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Marcelo Sales Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica

Reumo

O foco no desempenho ocorre não apenas em empresas privadas, mas também na Administração Pública, que precisa aprimorar sua prestação de serviços mesmo com as limitações dos processos de licitação existentes. Neste contexto, a gestão do estoque de uma empresa pública desempenha papel relevante na busca de vantagem competitiva, pois a manutenção de estoques é dispendiosa devido à imobilização de capital envolvida, considerando-se os custos de armazenagem e de oportunidade. O estoque de peças de reposição é alvo deste estudo, sendo essencial para para manter o processo produtivo de uma empresa.
Para tanto, a pergunta de pesquisa que norteia este projeto é: Quais os principais problemas de desempenho existentes na gestão de estoques de peças de reposição na empresa e quais planos de ação para mitigá-los? Partindo da relevância descrita do estoque de peças de reposição e da importância de acompanhar o desempenho dos processos em uma organização, o propósito desta pesquisa analisar os principais problemas relacionados ao desempenho da gestão de estoques de peças de reposição de uma empresa pública geradora de energia.
A fundamentação teórica foi baseada nos conceitos de gestão de estoques, especificando as particularidades dos estoques de peças de reposição ou sobressalentes, além dos conceitos de compras públicas.
Para sua realização, utilizou-se um estudo de caso, de caráter descritivo e natureza qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada com usuários internos da organização e gestores de aquisição e logística, além de pesquisa documental. Para análise de dados aplicou-se o método de análise de conteúdo.
Ao longo do estudo, foram identificados uma diversidade de problemas como: o cadastro inconsistente, o superdimensionamento, os materiais vencidos, a falta de utilização de estoque de segurança, o custo elevado do estoque, a comunicação ineficiente, a falta de utilização da criticidade dos itens, o elevado tempo de processamento da compra, os fornecedores de baixa qualidade, os atrasos na entrega e o ressuprimento ineficiente. A indisponibilidade do estoque ou ruptura do estoque já era prevista, sendo um problema crítico, mas também principal consequência dos outros problemas identificados.
Os planos de melhorias propostos correspondem principalmente a integração dos sistemas de ERP entre a gestão de estoques e a manutenção, a revisão antecipada do cadastro dos materiais, a utilização de estoque de segurança, a nacionalização da compra de peças importadas, a utilização de priorização baseada na criticidade, a melhoria da comunicação entre os usuários internos, gestores de logística e aquisições e o maior nível de automatização das aprovações dos processos.
ALBUQUERQUE, K; ALMEIDA; A. A. M.; SANO; H; BALLOU, R. H.; BARDIN, L.; BOTTER, R.; FORTUIN, L. ; BRASIL.; CASTRO, R. B.; MAES, G. B.; PACHECO, A. S. V.; ALVES, G. K.; CHAN, F.T.S.; CHING, H. Y. ; EPAMINONDAS, L. A. R.; SIQUEIRA, P. V. B.; FARIA, E. R.; FERREIRA, M. A. M.; SANTOS, L. M.; SILVEIRA, S. F. R. ; FREITAS, M.; MALDONADO, J. M. S. V.; GIANESI, I. G. N.; BIAZZI, J. L.; GILL, J.; FRAME, P. ; HUISKONEN, J.; LIN, J.; GHODRATI, B.; LOZANO J.; SAENZ-DIEZ J.C.; MARTINEZ E.; JIMENEZ E.; BLANCO J.; NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. ; NUNES, J.; LUCENA, L. R.; SILVA, O. G. ; PERES,F; WANKEÇ