Resumo

Título do Artigo

Influência da personalidade na compra compulsiva: uma análise multigrupo por gênero
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Palavras Chave

Compra Compulsiva
Personalidade
Gênero

Área

Marketing

Tema

Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - CATIA FABIOLA PARREIRA DE AVELAR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - Centro de Economia e Administração
2 - Pedro Henrique de Freitas Guimarães Nejm
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS) - Campus I

Reumo

Comprar é um comportamento socialmente aceito, rotineiro e cotidiano. No entanto, quando o ato de comprar é levado ao extremo, pode se tornar uma atividade prejudicial e destrutiva para uma minoria de indivíduos. Compra compulsiva é uma compra crônica, repetitiva que se transforma numa resposta primária para sentimentos ou acontecimentos negativos, com maior prevalência em mulheres. Vários estudos investigaram quais traços de personalidade são antecedentes do comportamento de compra compulsiva (CCC) apresentando resultados divergentes quanto a influência da autoestima.
Diante das inconsistências detectadas em estudos que investigaram a influência da personalidade no CCC, enfatiza-se a necessidade de estudos empíricos adicionais com o objetivo de avaliar a capacidade preditiva de traços de personalidade no CCC. Em razão da carência de estudos que relacionam CCC, personalidade e diferenças entre os gêneros; da sugestão de estudos com amostras mais diversificadas e pelo fato de mulheres apresentam maior tendência ao CCC do que os homens, este artigo busca identificar quais traços de personalidade melhor discriminam a tendência ao CCC nos dois gêneros.
A Compra Compulsiva é uma forma de compulsão acentuada em um padrão de consumo anormal, no qual indivíduos se entregam a ímpetos incontroláveis de compra. Os modelos hierárquicos de personalidade ajudaram no ressurgimento do interesse acadêmico no estudo da influência da personalidade no comportamento. Estudos prévios identificaram a influência de traços de personalidade do modelo Big Five, autoestima, materialismo e impulsividade nas compras no CCC, sendo essas variáveis investigadas em um modelo hierárquico de personalidade no presente trabalho.
Para alcançar o objetivo proposto foi feito um estudo descritivo por meio de um levantamento tipo survey online, numa amostra diversificada e de conveniência (N=630) em relação à idade, gênero, nível de escolaridade e renda familiar. Os dados foram analisados utilizando a modelagem de equações estruturais com base em variância (PLS-SEM) e análise multigrupo (MGA) por gênero. Foi gerado um modelo utilizando a amostra total e o mesmo foi comparado aos resultados das subamostras masculina e feminina.
Os traços de personalidade que influenciam o CCC nas mulheres foram (em ordem de força do efeito): impulsividade nas compras (+), materialismo (+), introversão (+), autoestima (-) e neuroticismo (+). Entre os homens foram: impulsividade (+), materialismo (+) e introversão (+). Materialismo (+) e neuroticismo (+) foram antecedentes da impulsividade nas mulheres e somente materialismo influenciou a impulsividade nos homens. Idade e escolaridade relacionaram-se negativamente com CCC em ambos os gêneros.
Os resultados do trabalho mostraram que diferentes estruturas de traços de personalidade explicam a tendência ao CCC entre homens e mulheres. Impulsividade nas compras exerce a maior influência no CCC em ambos os gêneros. Materialismo influência impulsividade e CCC também em ambos os gêneros. Autoestima influencia o CCC somente em mulheres (β=-0,08). Neuroticismo é antecedente de impulsividade, autoestima e CCC somente nas mulheres não influenciando nenhum traço dos homens. Os dados sugerem que pesquisas sobre personalidade e CCC devem levar em consideração a diferença entre os gêneros.
Granero, R., Fernández-Aranda, F., Baño, M., Steward, T., Mestre-Bach, G., del Pino-Gutiérrez, A., et.al. (2016). Compulsive buying disorder clustering based on sex, age, onset and personality traits. Comprehensive Psychiatry, 68, 1-10. Medeiros, F. G. D., Diniz, I. S. F. N., Costa, F. J. D., & Pereira, R. D. C. F. (2015). Influência de estresse, materialismo e autoestima na compra compulsiva de adolescentes. Revista de Administração Contemporânea, 19(SPE2), 137-156. Roberts, J. A., Pullig, C., & David, M. (2019). Family conflict and adolescent compulsive buying behavior. Young Consumers, 20 (