Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO PÚBLICA E A CORRIDA DE RUA: UM ESTUDO SOBRE SUA RELAÇÃO NA CIDADE DE GUARAPUAVA/PR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão Pública
Corrida de Rua
Teoria Crítica

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Marcelo Fernando Viante
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Mestrado Profissional em Administração
2 - Juliane Sachser Angnes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
3 - LUCIANO FERREIRA DE LIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA - CAMPUS SANTA CRUZ

Reumo

A presente pesquisa está vinculada ao estudo da corrida de rua, enquanto fenômeno provedor de saúde e qualidade de vida, e a sua relação com a gestão pública. Tem-se que a gestão pública pode encontrar na prática esportiva da corrida de rua um meio de promoção da saúde, desde que a população encontre incentivos para tal.
A pergunta que norteia o problema de pesquisa é: qual a relação da gestão pública municipal com a prática da corrida de rua? A partir disso, o objetivo principal da pesquisa trata-se de investigar a relação da gestão pública com a prática esportiva da corrida de rua na região de Guarapuava, no Estado do Paraná, investigando clubes de corrida, atletas e funcionários da secretaria de esportes.
A fundamentação teórica da pesquisa parte do estudo da prática da corrida de rua enquanto esporte popular, sua importância dentro do território nacional e as organização que fazem parte da rede, em seguida são fundamentados os aspectos referentes a teoria critica, partindo da sua inconformidade com a atual situação, descontentamento e apontamento de pontos a melhorar.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fazendo uso do método de estudo de caso. Como técnicas para coleta de dados foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas, observação direta e participante, análise documental e a realização de um diário de campo. A coleta de dados se deu entre 15 de maio até 29 de setembro de 2019. Como técnica de análise dos dados realizou-se a análise do discurso dos entrevistados e demais dados coletados.
De acordo com o discurso dos entrevistados foi possível identificar a relação da gestão pública enquanto financiadora de eventos por meio de uma associação da cidade, a falta de investimento em estruturas para a prática do esporte, número excessivo de provas anuais e a falta de credibilidade junto ao público corredor da cidade. Aliado a isso identificou-se que o esporte é prejudicado pela rivalidade entre os clubes da cidade.
Foi possível concluir que a cidade apresenta uma estrutura deficiente para a prática exclusiva do esporte, as provas são realizadas com erros de organização, a responsabilidade da organização dos eventos é dividida entre a prefeitura e a associação dos corredores da cidade, destinação equivocada de recursos públicos, na visão dos participantes não existe uma credibilidade por parte da prefeitura na realização das provas e a existência de um ambiente de rivalidade entre os praticantes que prejudica a união das assessorias em prol do esporte.
DRAGO, P. A. Teoria crítica e teoria das organizações. Revista de Administração de Empresas, v. 32, n. 2, p. 58-64, 1992. DALLARI, M. M. Corrida de rua: um fenômeno sociocultural contemporâneo. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 130, 2009. FARIA, J. H.. Economia política do poder: os fundamentos da teoria crítica nos estudos organizacionais. Negócios, v. 1, n. 1, 2014. FAIRCLOUGH, N. Análise Crítica do Discurso como método em pesquisa social cientifica. Linha d’Água, n. 25 (2), p. 307-329, 2012.