Resumo

Título do Artigo

A INOVAÇÃO E INSERÇÃO GLOBAL DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA BRASILEIRA: O PROJETO E-DELIVERY
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Palavras Chave

projeto e-Delivery
Volkswagen Caminhões e Ônibus
caminhões elétricos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Marcela Sayumi de Souza Ito
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Aterrado - Volta Redonda
2 - Marcelo Gonçalves do Amaral
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Reumo

O objeto de pesquisa é o Projeto e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), empresa localizada em Resende, município situado no sul do Estado do Rio de Janeiro, como de central importância para tratar uma agenda de inovação, desenvolvimento e competitividade do setor automotivo instalado naquela região, assim como um esforço para aumentar a captura de valor e inserção na Cadeia Global de Valor (CGV).
O trabalho apresenta o referido projeto e o analisa a partir do marco de teórico da CGV e de modelos com a Triple Helix. Estas abordagens ajudam a compreender o processo de desenvolvimento a partir da relação entre a indústria (VWCO), o governo (Prefeitura de Resende, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Governo Federal), a universidade, e a sociedade como um todo, pois a mesma tem como essência contribuir para o desenvolvimento econômico regional.
A pesquisa em questão aborda um conjunto de questões teóricas presentes na literatura, a começar pelas teorias das Cadeias Globais de Valor (CGV) e da Triple Helix (3H), que são instrumentos na compreensão do impacto do projeto e-Delivery na região Sul Fluminense no que tange o conceito de desenvolvimento regional e inovação. É também apresentada uma revisão das políticas públicas recentes de incentivo ao setor automotivo no Brasil e que impactam no desenvolvimento do projeto estudado.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho descritivo, exploratório e indutivo. Foi realizada revisão de literatura, com pesquisa em bases acadêmicas, e coleta de dados secundários e primários para a elaboração do estudo de caso. Dados secundários sobre a indústria automotiva foram coletados em(revistas, sites especializados e entidades representativas; sobre a empresa e o projeto em documentos oficiais e não oficiais. Os dados primários foram obtidos por observação em visitas técnicas e depoimentos informais de funcionários e outros envolvidos em 2019-2020, devido ao sigilo do projeto.
Do ponto de vista da CGV o que se vê no projeto e-Delivery é uma reconfiguração do Consórcio Modular para a produção de veículos de carga elétricos, com a entrada de parceiros com competências específicas, sem alterar a característica central de uma cadeia impulsionada pelo produtor. Do ponto de vista da Triple Helix, o projeto e-Delivery não apresenta nenhuma relação entre a universidade e a indústria em atividades de pesquisa. O governo surge como parceiro por meio de incentivos fiscais (Rota 2030) e de financiamento do BNDES. Outros atores (FIRJAN, SENAI e SEBRAE) têm atuação limitada.
O artigo teve o objetivo de estudar o projeto e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus, empresa sediada em Resende-RJ. Para a realização do estudo utilizou-se de arcabouços teóricos como Cadeia Global de Valor e a Triple Helix. O que se verificou, neste momento inicial, é que foi organizado um novo consórcio modular para o desenvolvimento e produção do ônibus elétrico, sem que isso alterasse de forma significativa as relações anteriores. A empresa VWCO segue liderando e induzindo os parceiros internos e a interação externa, com atores governo e universidade, segue limitada.
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