Resumo

Título do Artigo

EFEITO DO COVID-19 NA INTENÇÃO DE COMPRA DE CARNE BOVINA CERTIFICADA
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Palavras Chave

Carne Bovina
Comportamento de Consumo
Modelagem de Equações Estruturais

Área

Agribusiness

Tema

COVID-19 no Agro

Autores

Nome
1 - Filipe Quevedo-Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - PPGAD
2 - Thelma Lucchese Cheung
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - esan
3 - Eduardo Eugenio Spers
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Economia, Administração e Sociologia
4 - Fabiana Villa Alves
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa - Gado de Corte
5 - Roberto Giolo de Almeida
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa - Embrapa Gado de Corte

Reumo

Nos últimos anos, alguns eventos reduziram a confiança dos consumidores em relação à segurança dos alimentos em diversos países, como no caso de gripe aviária, dos hormônios e resíduos de medicamentos veterinários na carne e, mais recentemente, operação “carne fraca. O COVID-19 colocou novamente foco na necessidade veemente da busca por padrões rígidos de produção que garantam a segurança alimentar da população. Alguns atributos que atestam a qualidade da carne e que poderiam diminuir a percepção de risco são a certificação e rastreabilidade.
A presente pesquisa apresenta como pergunta problema: Qual o impacto da pandemia do COVID-19 sobre a intenção de consumo de carne bovina certificada. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da pandemia de COVID-19 sobre a intenção de compra de carne bovina certificada, por meio da proposição de um modelo teórico.
A resposta dos consumidores à situações de crises, como o caso da pandemia de COVID-19, podem ser compreendidas a partir da percepção de risco. Em se tratando do consumo de carne, o efeito da percepção de risco co consumo pode ser ainda maior, uma vez que a avaliação de qualidade geralmente é feita durante o consumo, uma vez que nem sempre há elementos para se confirmar o nível de segurança antes da compra/consumo. Foi proposto um modelo com os fatores relevantes para a compra de carne bovina com certificação e analisado o efeito moderador do medo dos consumidores com a pandemia sobre o modelo
Este estudo, de natureza quantitativo-descritiva, abrangeu as variáveis relacionadas a avaliação e intenção de compra de carne certificada durante a pandemia de COVID-19. Para tanto, foi desenvolvido e operacionalizado um survey com instrumento de coleta de dados enviado e respondido via internet por uma amostra de 862 consumidores de todo território nacional. Devido às diferentes variáveis independentes e suas interpelações, optou-se pelo método de modelagem de equações estruturais (MEE)
Com base no modelo validado foi possível perceber que conforme o nível de medo/preocupação com o COVID-19 aumenta, o peso da rastreabilidade para a intenção de compra de carne bovina certifica cresce. Além da rastreabilidade, o conhecimento que os consumidores possuem sobre o processo de certificação e a percepção de legalidade dos frigoríficos também exerce influência sobre esses consumidores.
O impacto causado pela pandemia de COVID-19 aumentou a necessidade de que o setor ofereça garantias da qualidade e segurança da carne bovina ofertada. Certificação e Garantias de rastreabilidade podem ser atributos que auxiliam em suprir essa demanda. Conforme o nível de preocupação/medo com a doença aumenta, mais importante se torna a rastreabilidade para os consumidores.
Henchioni, M.M., Mccarthy, M., & Resconi, V.C. (2017). Beef quality attributes: a systematic review of consumer perspectives. Meat Science, 128, 1-7. Verbeke, W., Frewer, L.J., Scholderer, J., & De Brabander, H.F. (2007). Why consumers behave as they do with respect to food safety and risk information. Analytica Chimica Acta, 14(586), 2–7. Verbeke, W.; & Ward, R.W. (2006). Consumer interest in information cues denoting quality, traceability and origin: an application of ordered probit models to beef labels. Food Quality and Preference, 17, 453-467.