Resumo

Título do Artigo

AÇÃO SEM REAÇÃO: Por que nos mercados colombiano e peruano não há sucesso?
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Palavras Chave

Estratégias Internacionais
Marketing Internacional
Cultura Internacional

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Maíra Círico
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Dinorá Floriani
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa De Mestrado Profissional em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Gabrielle Damo Rossato
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí

Reumo

Este caso para ensino descreve a trajetória da Beta Equipamentos, uma empresa especializada no desenvolvimento e fabricação de máquinas para empresas do segmento têxtil, localizada na cidade de Pomerode, Santa Catarina, Brasil. O caso aborda principalmente a expansão internacional da empresa e as barreiras enfrentadas na internacionalização para dois mercados da América: Colômbia e Peru.
Vivenciar a experiência de expansão internacional da empresa Beta Equipamentos para o continente americano, de modo a analisar as barreiras enfrentadas especialmente na expansão para os mercados colombiano e peruano.
Para a construção do caso foram coletados dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas com dois dos sócios e fundadores da empresa. As entrevistas foram realizadas em 2018 e complementadas com dados secundários obtidos através de relatórios de vendas da empresa.
O caso pode ser aplicado em disciplinas da graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados a internacionalização de empresas, como estratégias internacionais, marketing internacional e cultura internacional.
HOFSTEDE. Country Comparison. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2018. JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies. Basingstoke, v. 8, n. 1, p. 25-34, spring/summer, 1977. WANG, Q. et al. Website location strategies review under Hofstede’s cultural dimensions. In: International Conference on HCI in Business, Government and Organizations. Springer, Cham, 2016. p. 258-269.