Resumo

Título do Artigo

O CUSTO DE TRANSPORTE COMO DETERMINANTE DO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
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Palavras Chave

Infraestrutura
Custos de Transporte
Soja

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Fernando Vinícius da Rocha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Everton Lima Costa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ
3 - Abner Matheus João
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Escola Politécnica
4 - José Vicente Caixeta Filho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ

Reumo

Investimento em infraestrutura é considerado passo importante para o desenvolvimento de países, estados e municípios. As discussões sobre as infraestruturas do transporte de carga são recorrentes no Brasil. Com essa problemática em evidência, diversos programas de investimento em infraestrutura foram criados ao longo do desenvolvimento brasileiro, buscando acréscimos de renda e aumento no desenvolvimento socioeconômico. Sob a ótica do desenvolvimento social, equidade e acessibilidade na disponibilização das infraestruturas são variáveis frequentemente utilizadas nas análises.
Inserido nesse contexto, o presente artigo objetiva avançar na discussão que relacionada o desenvolvimento socioeconômico a partir de investimentos em infraestrutura de transporte. A discussão tem como objetivos de análise municípios brasileiros produtores de soja, que terão o seu grau de desenvolvimento socioeconômico analisado a partir de uma série de indicadores, dentre eles o custo de transporte. Nessa vertente analisada, a hipótese a ser testada pelo trabalho é: “h1: localidades com custos de transporte inferiores apresentam maior grau de desenvolvimento socioeconômico”.
Wang et al. (2018) mostram que os impactos de infraestruturas de transporte têm dimensões econômicas, ambientais e sociais.. Xia et al. (2016) avaliam as diferenças na disponibilidade de infraestrutura de transporte com potencial impacto no Índice de Gini. Para Sakib et al. (2018), o transporte é ponto crucial na busca pelo desenvolvimento sustentável. O principal indicar utilizado para indicar a dinamica do desenvolvimento é o Indice de Desenvolvimento Humano, que considera na sua mensuração as variáveis de expectativa de vida, renda per capita e expectativa de vida.
A metodologia desse trabalho utilizou duas abordagens: (i) A variável de custo foi determinada por meio de modelo matemático de Programação Linear com o objetivo de indicar os fluxos ótimos para escoamento de soja a menores desembolsos para os 2.272 municípios produtores da oleaginosa. Assim, (II) viabilizou-se a estimação de um modelo de regressão linear múltipla, cuja variável dependente de interesse é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e as variáveis de controle PIB municipal da agropecuária, PIB per capita, índice de GINI municipal e dummies para as regiões do país.
A configuração ótima dos fluxos mostra que a matriz de transporte de soja no Brasil tem o modal rodoviário como responsável por 80,72% das movimentações totais. O resultado do modelo econométrico mostra que a variável referente aos custos é significativa ao nível de 1%. O coeficiente negativo evidencia que custos médios de transporte soja maiores estão associados a menores valores para de IDH nos municípios brasileiros produtores dessa oleaginosa. Existe, portanto, uma relação inversa entre o custo de transporte e o nível de desenvolvimento socieconômico das localidades produtoras de soja.
A ampliação dos investimentos, possibilitando outros canais de escoamento da produção possui potencial de alteração da matriz de transporte no escoamento, e uma consequente diminuição de custo, o que apontado pelo modelo econométrico se reflete diretamente nos indicadores de desenvolvimento. Como recomendação para trabalhos futuros, podem ser analisados, por meio de modelos econométricos espaciais, os efeitos de transbordamento do investimento de infraestrutura, pela diminuição do custo, sobre o desenvolvimento.
SAKIB, N. et al. Addressing the Passenger Transport and Accessibility Enablers for Sustainable Development. Sustainability, v. 10, n. 4, p. 903, 2018. WANG, L. et al. The impacts of transportation infrastructure on sustainable development: emerging trends and challenges. International journal of environmental research and public health, v. 15, n. 6, p. 1172, 2018. XIA, J.C. et al. A multi-dimensional view of transport-related social exclusion: A comparative study of Greater Perth and Sydney. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 94, p. 205-221, 2016.