Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DE ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL SOB A ÓTICA DE DIFERENTES ATORES
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Palavras Chave

Avaliação de competências
Competência organizacional
Setor Público

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Lana Montezano
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA e LineGov|UnB - Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo
2 - Iuri Sivinski Petry
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Instituto de Psicologia
3 - Leila Barbieri de Matos Frossard
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Administração
4 - Antônio Isidro da Silva Filho
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - LineGov|UnB - Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo

Reumo

Estudos apontam a relevância da avaliação de competências organizacionais para contribuir com o desenvolvimento organizacional, inclusive considerando um dos fatores para propiciar o alto desempenho de organizações públicas. A identificação e desenvolvimento de capacidades e de competências organizacionais é premissa fundamental para o sucesso das organizações públicas para permitir entrega de maior valor público (BRYSON; ACKERMANN; EDEN, 2007).
Identificou-se carência de estudos sobre mapeamento e avaliação de competências organizacionais no contexto de organizações públicas, inclusive quanto à identificação de antecedentes que influenciam a percepção e uso de abordagem quantitativa. Sendo assim, tem-se como objetivo avaliar as competências organizacionais de uma organização pública federal sob a ótica dos servidores do público interno e externo ao órgão, bem como verificar a existência de variáveis que possam influenciar na percepção da competência organizacional.
Para a gestão pública, Bryson, Ackermann e Eden (2007) definem competências organizacionais como o conjunto de recursos provenientes de habilidades, ações, tecnologias e processos que propiciam o bom desempenho organizacional alinhado aos objetivos estratégicos. Uma vantagem de avaaliar a percepção da competência organizacional é pelo fato de que os indivíduos tendem a se comprometer mais quando percebem que a organização que atuam é competente, o que gera uma necessidade maior de contribuir com o seu desempenho (KIM; EISENBERGER; BAIK, 2016).
Trata-se de pesquisa teórico-empírica, descritiva, com recorte transversal e abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários eletrônicos para avaliação das competências organizacionais e suas capacidades com 143 servidores (mais de 60% da população), sendo tanto de público interno que trabalham na organização pública federal, como de público externo que atuem em unidades de órgãos federais, das três esferas de poder, com contato direto com a organização estudada. Os dados foram analisados com estatística descritiva e teste de Kruskal-Wallis.
Constatou-se alta concordância quanto à demonstração das competências essenciais, corroborando com o cumprindo seu papel institucional junto à sociedade. Já a competência básica teve menor média de percepção, apontando como necessidade de ações de melhoria. Não foram identificadas diferenças significativas entre a percepção dos grupos por tipo de público, enquanto, a depender a competência, há diferenças significativas quanto a esfera de poder, cargo, tempo de experiência e função de gestão.
O artigo apresentou a avaliação de competências organizacionais de um órgão público federal, sob a ótica dos servidores que trabalham nele (público interno) e os que recebem os serviços prestados mais diretamente pelo órgão (público externo). Os resultados podem ser utilizados no diagnóstico de competências para subsidiar ações de melhoria, inclusive como indicador de priorização do uso de recursos, devido a limitações orçamentárias das organizações públicas.
BRYSON,J.M; ACKERMANN,F.; EDEN,C. Putting the resource-based view of strategy and distinctive competencies to work in public organizations, Public Administration Review, p.702-717, 2007. CHEN,H.;MA,F. Development and validation of an organzational competency scale (OCS) for Elder civic engagement programs: a pilot study, Journal of Social Service Research, p.1-14, 2018. KIM,K.Y.; EISENBERGER,R.; BAIK,K. Perceived organizational support and affective organizacional commitment: moderating influence of perceived organizatinal competence. Journal of Organizational behavior, v.37, p.558-583, 2016.