Resumo

Título do Artigo

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO E ATUAÇÃO DE UM NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (NIT): COMO APRIMORAR A EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DAS SUAS ATIVIDADES?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Núcleos de Inovação Tecnológica
Problemas de gestão e atuação
Ferramentas estratégicas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Ingrid Zanuto de Freitas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
2 - Sandra Mara Stocker Lago
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel

Reumo

Com a obrigatoriedade, estabelecida pela Lei 10.973/2004, da institucionalização dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), a gestão da inovação tecnológica dentro das universidades foi formalizada e definida como uma ação política estratégica para o país (Castro & Souza, 2012). Percebe-se, porém, que a Lei está sendo cumprida pelas ICTs ao criarem os seus NITs, mas ainda são grandes os obstáculos para que estes departamentos consigam desempenhar suas principais funções (Paranhos et al., 2018).
A situação-problema que se apresenta nesta pesquisa é a compreensão das dificuldades de gestão e atuação em NITs e como essas dificuldades precisam ser cuidadosamente analisadas, para ser possível mitigá-las ou eliminá-las, utilizando-se da aplicação prática de ferramentas estratégicas, com vistas a apoiar e aprimorar a gestão interna desses departamentos. Portanto, o objetivo é realizar o diagnóstico do NIT da Universidade Estadual do Oeste do Paraná para o aprimoramento da gestão do departamento, com vistas a eficiência e sustentabilidade das suas atividades.
Os estudos sobre os NITs em ICTs no Brasil e no mundo que foram apresentados no trabalho evidenciam que os NITs costumam apresentar diversas dificuldades de gestão e atuação que advêm do governo, das instituições em que estão inseridos e dos próprios NITs. Evidencia-se, ainda, que o próprio NIT pode resolver ou ao menos mitigar essas dificuldades, sendo de extrema importância o apoio no aprimoramento da gestão desses departamentos, munido de ferramentas estratégicas.
Primeiramente foi realizado um levantamento da literatura sobre os NITs no Brasil e no mundo, e, após, foram realizadas observação participante e pesquisa documental no NIT objeto de estudo, e por fim, aplicação de questionários para a comunidade acadêmica interna da universidade onde o NIT está inserido e entrevistas com o coordenador e demais colaboradores do NIT. Posteriormente, foram elaborados o Canvas e a análise SWOT do NIT objeto desta pesquisa.
Por meio do diagnóstico do NIT em estudo, constatou-se que a universidade e o NIT em questão possuem grande potencial de impacto na região em que atuam, no país, e, gradativamente, no mundo, porém, foi possível verificar que, como constatado por meio da revisão de literatura sobre os NITs no Brasil e no mundo que foi apresentada ao longo deste trabalho, o NIT em questão apresenta diversas dificuldades de gestão e atuação que advêm do governo, da universidade em que está inserido e do próprio NIT.
Como contribuição ao NIT, têm-se a posse de um diagnóstico da sua gestão e atuação, munido de ferramentas estratégicas, e, assim, um instrumento de planejamento e monitoramento para aprimorar a gestão do departamento e subsidiar suas atividades de forma eficiente e sustentável.
Bakouros, Y. L., & Samara, E. T. (2010). Academic liaison offices vs. technology transfer units: Could they form a new joint mechanism towards the exploration of academic/research results?. International Journal of Innovation Science, 2(4), 145-157. Bortolini, H. V., Cário, S. A. F., Constante, J. M., & Lemos, D. C. (2014). Análise da implementação e operação dos núcleos de inovação tecnológica (NITs) no Brasil: Estrutura, gestão e relação com o setor produtivo. Anais do VIII Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE). Goiânia-GO.