Resumo

Título do Artigo

ENSINO DE ESTRATÉGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

ensino de estratégia
disciplina de graduação
universidades brasileiras

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Victória Frida Alcântara Trauer
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
2 - Fabiana Gondim Mariutti
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - PPGA e Business School

Reumo

No atual contexto da educação do ensino superior brasileiro e mundial, busca-se a formação técnica e humanística em prol da capacitação de um profissional contemporâneo para atuação nas esferas locais, regionais e internacionais; tal trajetória universitária dos discentes para a atuação profissional na área da Administração requer conscientização do seu próprio papel social e da sua importância na sociedade para transformá-la a partir de um desempenho robusto, responsável e atualizado conforme as necessidades permeadas nas organizações.
Percebe-se uma variedade de abordagens no ensino de Estratégia nas universidades brasileiras diante da constante evolução da disciplina, destacando-se que o planejamento de ensino, em termos de cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação, é refletido no conteúdo programático preparado pelo professor ou líder da disciplina. O objetivo desse estudo é explorar o conteúdo temático e bibliográfico das disciplinas de Estratégia nos cursos de graduação em Administração de universidades públicas e privadas do Brasil. Adota-se método misto para a análise documental dos dados secundários.
Para rigor teórico e metodológico, adota-se a abordagem Estratégia como Processo e Prática (EPP) - Strategy as Process and Practice (SAPP) de Burgelman, Floyd, Laamanen, Mantere, Vaara e Whittington (2018). Há mais de trinta anos, estudos no campo do conhecimento da Estratégia abordam, epistemologicamente, arcabouços teóricos e metodológicos relacionados à Estratégia como Processo e/ou como Prática.
Sendo assim, percebe-se que a literatura sobre o ensino de Administração tem registrado algumas questões didáticas relevantes de serem aprimoradas nos diferentes níveis do ensino superior brasileiro, tais como as formas de ensino da estratégia em cursos de pós-graduação e graduação, como também na graduação e pós-graduação a nível internacional.
Sobre os conteúdos referentes à Estratégia como Prática e/ou Processo (BURGELMAN et al., 2018), a maioria de temáticas tangenciam dimensões processuais da Estratégica. Sobre os temas abordados, foi percebido certo padrão, como: Implementação de Estratégias, Conceito e Formulação de Estratégia, Análise do Negócio, Análise da Concorrência e Análise do Ambiente Setorial. Sobre os autores previstos nas bibliografias adotadas, os clássicos Barney, Kaplan, Mintzberg e Porter ainda são referências, apesar de publicações contemporâneos prevaleceram nas leituras das ementas das doze universidades.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2010. BARNEY, Jay B. Gaining and sustaining competitive advantage. Pearson Higher Ed, 2014. BERTERO, Carlos Osmar; DE VASCONCELOS, Flávio Carvalho; BINDER, Marcelo Pereira. Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. RAE-revista de Administração de empresas, v. 43, n. 4, p. 48-62, 2003. BURGELMAN, Robert A. et al. Strategy processes and practices: Dialogues and intersections. Strategic management journal, v. 39, n. 3, p. 531-558, 2018. BOWER, Joseph L. The teaching of strategy: from general manager ...