Resumo

Título do Artigo

Análise da Performance Social Corporativa (PSC) na percepção dos stakeholders envolvidos na produção de soja: um estudo multicasos no estado de Mato Grosso – MT
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Responsabilidade Social Empresarial
Soja
Mato Grosso

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - CÁSSIO GIOVANNI DE AGUIAR COSTA
Universidade Federal de Rondonópolis - Ciências Econômicas

Reumo

Guiadas pela caracterização de um novo contexto das relações empresariais, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (APROSOJA/MT), ao perceberem a importância de uma gestão em que as atividades produtivas estejam em harmonia com o sistema ambiental, e que promovam o bem estar social dos trabalhadores e da comunidade local, propuseram aos produtores de soja em âmbito nacional, a começar pelo estado de Mato Grosso, o programa Soja Plus de gestão ambiental e social da soja brasileira.
Problema de pesquisa: sob a ótica do modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979), as empresas produtoras de soja de Mato Grosso que aderiram ao programa Soja Plus são mais propensas a adotar práticas de RSE, quando comparadas às empresas produtoras de soja da região, que não aderiram ao mesmo programa? É objetivo da pesquisa identificar e analisar as práticas de RSE e a PSC das empresas produtoras de soja de Mato Grosso que adotaram o programa Soja Plus e das empresas produtoras de soja da região que não adotaram o mesmo programa, diante das percepções de seus stakeholders.
Segundo Giddens (1991), ameaças em escalas globais colocam o planeta em situações de risco, que se tornam concretas devido ao aumento da temperatura, a proliferação de pandemias transmitidas por animais aos humanos, da contaminação da água, do ar, do solo e dos alimentos, por agrotóxicos, sendo que alguns desses efeitos são resultados de processos modernizantes mal conduzidos por determinadas atividades agrícolas. A produção de commodities agrícolas costuma estar condicionada à degradação dos recursos naturais, a deterioração das relações trabalhistas e ao desrespeito aos direitos humanos.
Os procedimentos metodológicos deste estudo se consolidaram por meio da pesquisa qualitativa, representada por roteiros de entrevistas semiestruturadas, submetidas através da ferramenta de análise de conteúdo; e da abordagem quantitativa com aplicação de questionários construídos seguindo as diretrizes estabelecidas pelo modelo tridimensional de performance social de Carroll (1979), ao qual foram analisados pela ferramenta Excel.
Os resultados comprovaram, através da análise de percepção dos stakeholders, que os dois grupos de produtores de soja são totalmente semelhantes diante de suas dimensões de RSE, de acordo com as variáveis do modelo de Carroll. Tanto as unidades produtivas adeptas ao programa Soja Plus, quanto àquelas que não adotaram o mesmo programa, são orientadas com foco na da categoria econômica, pelo comportamento e respostas acomodativo, e por ações e programas de segurança do produto.
A conclusão relevante e diagnosticada nesta pesquisa confirma que as quatro organizações produtoras de soja, definitivamente, não possuem foco em RSE. É imediato que todas compreendam adequadamente os critérios, estratégias e políticas que integram a responsabilidade social em suas atividades. Em uma de suas linhas temáticas o programa Soja Plus ressalta o foco para a responsabilidade social, mas na verdade em nenhum momento foi visualizado, identificado e, sobretudo, praticado os fundamentos da RSE.
ALIGLERI, L; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas, 2009; BALSAN, R. Impactos decorrentes da modernização da agricultura brasileira. CAMPO- CARROLL, A. B. Corporate Social Responsibility: Evolution of a definitional construct. Business & Society. September 1999; CARROLL, A. B; SHABANA, K. M. The business cases for corporate social responsibility: a review of concepts, research and practice. Int J Manage Rev. 2010