Resumo

Título do Artigo

Aprendizagem de operações em ambiente virtual mediado por simulação computacional 3D
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem por simulação
Simulação computacional
Pesquisa, extensão e ensino em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Cristiano Henrique Antonelli da Veiga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
2 - Jean Carlos Domingos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O desenvolvimento da aprendizagem mediada por simulação computacional é uma atividade didática que vem se expandido em todos os níveis de ensino. Na área de Administração o emprego de didáticas de simulação e de dinâmicas de sistemas como didática de ensino ainda está em fase inicial de utilização (ANDRADE; DOMINGOS; VEIGA, 2017). Ambientes virtuais dinâmicos mediados por simulução computacional 3D propiciam estímulo aos estudantes e os auxiliam a compreender as sistemáticas teóricas e enriquece o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Esta proposta pedagógica foi desenvolvida para um curso de extensão universitária na área de operações cujo projeto foi centrado em sistemas simulados computacionalmente em ambiente 3D para o ensino das sistemáticas operacionais do Kanban. Foi utilizado como caminho metodológico a pesquisa-ação pela ação e experiência dos professores participantes da pesquisa como fonte de dados de questionamento oriundas da vivência de campo tanto profissional quanto acadêmica bem como para a elaboração, verificação e ajustes da proposta pedagógica para ambiente virtuais de aprendizagem.
A utilização pedagógica da simulação computacional estimula nos estudantes a interação com modelos e lhes proporciona melhor compreensão e apreensão do conteúdo, uma vez que a simulação lhes possibilita experienciar os processos e operações que compõem esses sistemas (STAVE; BECHK; GALVAN, 2015). O processo de tomada de consciência das ações dinâmicas desenvolvidas pelos estudantes lhes estimula a aprendizagem pelo deslocamento sua atividade principal propiciando associações das linguagens, dos papéis dos sujeitos, das regras, das ferramentas de trabalho (VEIGA; ZANON, 2016).
Com base na proposta foi realizada a sua aplicação por meio da elaboração de um projeto pedagógico de um curso de extensão universitária de curta duração em modo assíncrono cuja interface adotada como principal mediadora foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Para o desenvolvimento dos modelos de simulação 3D foi utilizada a versão gratuita do programa Flexsim. Para alimentar os modelos simulados e para demonstrar outros ambientes fabris foi utilizado o Sketch up e suas ações foram gravadas em forma de vídeos que foram dinamizados e integrados por meio do H5P.
Por meio de diversas situações pedagógicas de aprendizagem em ambiente de simulação computacional, foi possível oportunizar situações dinâmicas da compreensão dos conceitos científicos e dos processos cotidianos inerentes as sistemáticas operacionais do Kanban. Como um primeiro experimento de extensão universitária integrando tais tecnologias, pode-se verificar que existem inúmeras oportunidades para ações decorrentes desta natureza. Estas sistemáticas propiciam melhor entendimento dos processos reais e consequentemente melhorar a sua compreensão no tocante ao seu uso profissional.
ANDRADE, I. F.; DOMINGOS, J. C.; VEIGA, C. H. A. Análise do uso de simulação empresarial baseada em dinâmica de sistemas como ferramenta de ensino em Administração no Brasil. Gestão e Aprendizagem, v. 6, n.2, pp. 35-56,2017. STAVE, K. A., BECK, A., & GALVAN, C. Improving Learners’ Understanding of Environmental Accumulations through Simulation. Simulation & Gaming, v.46, n. 3–4, p. 270–292, 2015. VEIGA, C. H. A.; ZANON, L. B. Atividade de interação com integração de aprendizagens: uma didática para ambientes de ensino dinâmicos. Curitiba: Appris, 2016.