Resumo

Título do Artigo

O Uso do Método LEGO® SERIOUS PLAY® na Construção da Teoria de Mudança em um Negócio de Impacto Social
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Palavras Chave

Negócios de Impacto Social
Teoria da Mudança
LEGO® SERIOUS PLAY®

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - PAOLA REIS DO AMARAL
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios
2 - Ana Clarissa Matte Zanardo Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Maira Petrini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Faculdade de Administração

Reumo

Os negócios sociais surgem como meio-termo entre as empresas tradicionais e as Organizações Não Governamentais (ONGs) (JAHCHAN; COMINI; D’AMARIO, 2016). Com o crescimento da visibilidade desses negócios, a mensuração do impacto social deve ganhar mais importância devido ao seu papel central no setor (BARKI et al., 2015). Para realizar o planejamento de um empreendimento social, a Teoria da Mudança (TdM) tem sido utilizada para apoiar a fase de avaliação de impacto. Nesse sentido e com o propósito de construir a TdM em um projeto de impacto social, foi aplicado o método LEGO® SERIOUS PLAY®.
O objetivo deste artigo é compreender como a utilização do método LEGO® SERIOUS PLAY® pode contribuir para a concepção da TdM em negócios de impacto social, tendo como caso a aplicação para o Projeto Edu 4.0. Com essa finalidade, parte-se da questão de pesquisa: como a utilização do método LEGO® SERIOUS PLAY® pode contribuir para a concepção da TdM em negócios de impacto social? A premissa inicial é que a utilização do método LEGO® SERIOUS PLAY® permite uma dinâmica mais lúdica e integradora da equipe nesse processo.
Yunus (2008) afirma que são os empreendedores sociais que possuem papel fundamental para melhorar contextos socialmente complexos e desafiadores. Com a necessidade de avaliar o impacto de uma organização social é proposta a TdM. A origem da TdM está no déficit de um instrumento avaliativo de políticas públicas (BLAMEY; MACKENZIE, 2007). Entre as possibilidades de construção da TdM está o método LEGO® SERIOUS PLAY®, que permite, de maneira mais lúdica e integradora, envolver os empreendedores sociais no desafio de pensar a Teoria de Mudança para o negócio em questão.
Esta pesquisa seguiu uma abordagem de pesquisa qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser compreendida como exploratória e descritiva. O grupo focal foi considerado como a técnica de coleta de dados mais adequada para concretizar o workshop de LEGO® SERIOUS PLAY®. O workshop foi registrado em vídeo e fotografias, com o objetivo de realizar a posterior análise dos dados. O estudo de caso estudado foi o Projeto de educação EDU 4.0, realizado em escolas municipais de Porto Alegre, com um plano de ensino personalizado e multidisciplinar.
A Teoria da Mudança (TdM) possui uma necessidade básica que é o fato de ser construída em grupo. O método LEGO® SERIOUS PLAY® tem por objetivo a totalidade de participação dos integrantes na sua aplicação. Unindo as duas características, a TdM foi construída a partir do LEGO® SERIOUS PLAY® para avaliar o impacto social do projeto Edu 4.0. Pode-se perceber o alinhamento de visões e o compartilhamento de insights entre os participantes no momento em que se construiu a visão de impacto e os resultados de longo prazo desejados pelo Projeto.
A aplicação do método LEGO® SERIOUS PLAY® nos integrantes da equipe do Edu 4.0 lhes permitiu insights e compartilhamento de ideias para a construir a TdM nos mais diferentes olhares sobre o Projeto EDU 4.0. O método assegura a divergência de opiniões e pluraliza convicções. Por essas razões, é possível afirmar que o método LEGO® SERIOUS PLAY® enriqueceu a construção da TdM, o que repercute, também, na importância de considerar novas formas de estímulo à reflexão dos empreendedores sociais na compreensão e melhor visualização do contexto no qual o negócio opera.
BARKI, E.; COMINI, G.; CUNLIFFE, A.; HART, S.; RAI, S. Social entrepreneurship and social business: Retrospective and prospective research. Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 4, p. 380-384, 2015. BLAMEY, A.; MACKENZIE, M. Theories of change and realistic evaluation: peas in a pod or apples and oranges? Evaluation, v.13, n.4, p. 439-455. 2007 JAHCHAN, A. L.; COMINI, G. M.; D’AMARIO, E. Q. Negócios Sociais: A percepção, a consciência e o grau de interesse pelo tema para os alunos de graduação em administração. RAEP Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, 2016.