Resumo

Título do Artigo

A Sustentabilidade Ambiental e a Pecuária Bovina de Corte na Amazônia: Perspectivas Analíticas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sustentabilidade Ambiental
Pecuária
Negócios.

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Silvia Cristina Maia Olimpio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Altamira
2 - sérgio castro gomes
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Programa de Pós_Graduação em Administração

Reumo

O papel que empresas desempenham na sustentabilidade ambiental deve fundamentar as agendas de pesquisa em agribusiness. Com isso destacamos o sistema de produção de carne bovina, que encontra-se em um cenário de mudanças, em função das pressões antropogênicas no sistema alimentar global. Tais pressões tendem para melhorias na utilização dos recursos produtivos visando a garantia da sustentabilidade ambiental. Neste contexto, a pecuária de corte bovina é parte fundamental, devido há inúmeras denúncias de crimes ambientais relacionada à atividade na região Amazônica.
Este contexto de expansão da atividade e pressões ambientais sobre o setor motivaram o desenvolvimento deste ensaio, oportunizando informações atuais ao debate. E como forma de responder este questionamento, que precisa ser amplamente discutido, o estudo buscar levantar distintas perspectivas analíticas sobre a relação sustentabilidade ambiental e produção pecuária na Amazônia, especificamente no estado do Pará, o qual apresenta taxas crescentes de produção e de desmatamento.
Em termos de demanda global por alimentos existe um elevado crescimento, assim como os impactos da expansão agropecuária. Os cenários futuros apontam para novos aumentos na demanda por carne até 2050, sustentados principalmente pelo aumento da oferta e demanda dos países em desenvolvimento. Tais questionamentos aliados a crescentes pressões ambientais devem conduzir o setor pecuário a inovações na cadeia de valor incluindo um melhor engajamento dos produtores primários. Neste contexto, existem lacunas a serem preenchidas, principalmente no que se refere a indicadores e métricas de gestão.
Na atualidade destaca-se que o setor de carne bovina está desenvolvendo esforços para melhorar a sustentabilidade ambiental de seu processo produtivo, quantificando os impactos específicos de suas práticas de produção em vários atributos sociais, econômicos e ambientais. Um desses esforços configura-se na GRSB - Global Roundtable for Sustainable Beef que segue cinco princípios e critérios para a produção da carne sustentável que são: recursos naturais; pessoas e comunidade; saúde e bem-estar animal; comida; eficiência e inovação.
A sustentabilidade ambiental em termos da produção pecuária é relevante e merece mais pesquisas no Brasil, e principalmente na Amazônia, no estado do Pará, onde estão localizados inúmeros sistemas de produção com elevado potencial produtivo e necessidades particulares para o alcance de objetivos ambientais. Muitos consideram que a região apresenta um sistema de produção insustentável. Mas cabe a pesquisas futuras apresentar ações que demostrem a evolução do processo produtivo para os padrões sustentáveis.
ABIEC. Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes. BEEFREPORT. O perfil da Pecuária no Brasil, 2019. ASSUNÇÃO, J.; GANDOUR, C. C.; ROCHA, R. Deforestation slowdown in the Legal Amazon: prices or policies? Rio de Janeiro: Climate Police Iniciative, 2012. ASSUNÇÃO, J., GANDOUR, C., HEMSLEY, P., ROCHA, R., & SZERMAN, D. Production and Protection: A First look at key challenges in Brazil. 2013. ANUÁRIO DA PECUÁRIA BRASILEIRA -ANUALPEC. São Paulo: Instituto NP, 2018.