Resumo

Título do Artigo

As Dimensões do Cross-Cultural Competence Inventory Como Estruturantes do Desenvolvimento de Competência Intercultural em Programas de Mobilidade Acadêmica Internacional
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Palavras Chave

Mobilidade Acadêmica Internacional
Competências Interculturais
Internac. de Instituições de Ensino Superior

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - José Lucas Lara de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica
2 - Janaína Maria Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Carlos Roberto Domingues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Para compreender o porquê de algumas pessoas prosperarem em situações interculturais e outras não, pesquisadores introduziram o conceito de Competência Intercultural (CI), a qual pode ser definida, genericamente, como a capacidade de interagir eficazmente com indivíduos de outras culturas (MATVEEV; NELSON, 2004; SCHMIDMEIER; TAKAHASHI; BUENO, 2020). A mobilidade acadêmica internacional, por sua vez, é entendida como um programa de desenvolvimento e fortalecimento da CI devido aos potenciais ganhos que docente/discente pode usufruir durante e após a experiência, como aprendizado cultural.
) objetivo com este ensaio teórico foi discutir como a competência intercultural pode ser desenvolvida e mensurada dentro de programas de mobilidade acadêmica internacional de IES brasileiras, a partir das dimensões validadas no Cross-Cultural Competence Inventory (CCCI) de Ross et al (2009) e sua versão adaptada ao português de Guedes Neto et al (2016), sendo esta ferramenta um dos poucos instrumentos nacionais disponíveis gratuitamente. Assim como contribuir para o debate entre os estudos sobre internacionalização das IES com o desenvolvimento de CI e formação de cidadãos globais.
Por meio da mobilidade acadêmica, o indivíduo tem acesso não só a novas oportunidades de ensino e pesquisa no seu campo de estudos, mas há também a potencialização do desenvolvimento de competências interculturais, em que se aprende sobre outras culturas, aprimoram-se as habilidades para trabalhar em ambientes/equipes multiculturais e contribui-se para a transformação do indivíduo em um cidadão global, mais preparado para os desafios futuros (SPEARS, 2014; STALLIVIERI, 2017). O CCCI foi desenvolvido a partir da percepção sobre a influência que a CI exerce no sucesso de missões internacionais.
Um elemento essencial tanto para que os estudos sobre a relação da CI com programas de mobilidade acadêmica possam trazer resultados consistentes quanto para a efetividade de tais programas é que estes sejam muito bem descritos e detalhados, com suas etapas e atividades pormenorizadas, os tipos e formatos de intercâmbio claros e com indicadores de efetividade definidos. De acordo com Lune et al (2016), a IES pode incluir ações no seu programa de mobilidade acadêmica para preparar a estrutura, docentes e discentes para receber estrangeiros e para enviar docentes e discentes para o exterior.
Tanto no âmbito da pesquisa acadêmica quanto das ações institucionais, há um caminho promissor com a aproximação entre o campo de estudos das estratégias de internacionalização de IES com os estudos específicos sobre a mobilidade acadêmica, seus programas e ações, e o campo já desenvolvido dos modelos de desenvolvimento e mensuração de competência intercultural. Conclui-se que as dimensões do CCCI alinham e dão suporte às ações que devem ser consideradas no planejamento, execução e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional para desenvolver a competência intercultural.
GUEDES NETO, M.; AVRICHIR, I.; SILVA, D.; FIGUEIREDO, C. C. Adaptação e validação de instrumento de medida de competências interculturais para estudantes universitários brasileiros. REGE, v. 23, p. 20-30, 2016. CCCI: the cross-cultural competence inventory. 2009. Manuscrito apresentado ao Defense Equal opportunity Management Institute (DEOMI), Air Force Base, Florida, 2009. LUCE, M. B.; FAGUNDES, C. V.; MEDIEL, O. G. Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmica. Avaliação, v. 21, n. 2, p. 317-339, jul. 2016.