Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ORGANIZACIONAL PARA O CLERO CATÓLICO? INVESTIGAÇÃO EM UMA DIOCESE DO ESTADO DO PARANÁ
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Palavras Chave

Formação sacerdotal
Igreja Católica
Gestão organizacional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Cassiana da Silva Borges M. Moura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Toledo
2 - Fernanda Cristina Sanches-Canevesi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - maringá
3 - Carla Maria Schmidt
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Unioeste
4 - Ivanete Daga Cielo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - unioeste

Reumo

Assim como as demais organizações, a Igreja Católica também possui estrutura, formação e administração organizadas. Entretanto, apesar de toda educação formal existente durante o processo de formação sacerdotal, surge uma reflexão quanto a necessidade de inclusão de conhecimentos de base administrativa, tendo em vista que, quando são ordenados padres (sacerdotes), muitos deles necessitam atuar também na esfera da gestão das comunidades e da igreja como um todo.
De que forma a Igreja Católica poderia incluir uma formação voltada para a gestão administrativa aos seminaristas ou sacerdotes? Qual a possível contribuição dessa formação? No intuito de responder a estas questões de pesquisa, esse artigo apresenta os seguintes objetivos: a) compreender o processo de formação sacerdotal na igreja católica em uma Diocese do estado do Paraná; b) investigar a percepção de sacerdotes e de um seminarista acerca da necessidade de uma formação administrativa.
Para Pereira Neto e Ferreira (2011), os gestores cristãos precisam estar atentos às exigências da atualidade, para enfrentarem novos desafios, incentivando e motivando seus colaboradores. Cabe destacar que, dentre as exigências, a formação humana e gerencial torna-se prerrogativa para uma gestão eficaz e eficiente. Nogueira (2008, p.34) corrobora com essa ideia da importância dos conhecimentos de gestão aos sacerdotes, salientando que se deve “organizar a paróquia da mesma forma que organizamos uma empresa com suas funções definidas e responsabilidades especificadas claramente.
No presente artigo, utilizou-se abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, buscando conhecer a realidade formativa de um público específico, qual seja, os seminaristas e presbíteros da Diocese em estudo, localizada no estado do Paraná, caracterizando-se assim também como um estudo de caso. Em relação a coleta de dados, várias foram as fontes utilizadas: observação participante, aplicação de questionários e uma entrevista. dados coletados foram analisados por meio de análise descritiva e de conteúdo para a consecução do estudo de caso.
Os principais resultados apontam para a existência de possível lacuna formativa no que concerne a área de gestão de organizações, o que poderia ser amenizado com a oferta de cursos de aperfeiçoamento após o processo de educação formal dos seminaristas ou padres.
Considerando que muitos sacerdotes além de “pastores e guias espirituais” acumulam funções administrativas na Igreja, a exemplo dos cargos de pároco, reitor de seminário, chanceler diocesano e ecônomo diocesano, pode-se dizer que existe uma lacuna em relação a essa formação gerencial, indicando possibilidades de melhoria, a partir de uma revisão do processo formativo, objetivando alguma formação na área de gestão de organizações.
NOGUEIRA, Luiz Rogério. Gestão administrativa e financeira eclesiástica. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. PEREIRA NETO, Antonio Vicente; FERREIRA, Marcio Reinaldo Lucena. Modelo de gestão eclesial na paróquia Nossa Senhora Aparecida: Novos desafios. Revista Cultural e cientifica da FAEX, v. 9, n. 1, 2011. PEREIRA, José Carlos. A nova secretaria paroquial. 1º ed., São Paulo: Catholicus, 2016.