Resumo

Título do Artigo

Uma análise sobre atitude, consumo e intenção empreendedora sustentável da geração Y
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Palavras Chave

intensão empreendedora
atitude sustentável
consumo sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Gabrielle Silva dos Santos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Gávea
2 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração
3 - Lara Coelho Vaccari
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG

Reumo

Os membros da geração Y têm uma visão mais crítica das empresas e esperam que elas ajam nas questões sociais e sejam transparentes. Esse novo perfil do consumidor também reflete numa nova ótica empresarial que necessita de novos negócios que tragam embutido o viés do desenvolvimento sustentável. Ela pode ser explicada pelo conceito de empreendedorismo sustentável, que engloba três dimensões: econômico, social e ecológico. Tem-se percebido na última década crescente interesse das novas gerações por este tipo de inciativa sobretudo entre os membros da geração Y (FIALHO E NUNES, 2016).
A atitude e consumo mais sustentável, que parecem ser características da geração Y, influenciariam a intenção de criar empreendimentos mais sustentáveis? Se pretende avaliar a atitude e o comportamento de consumo de membros da geração Y frente à sustentabilidade Busca-se 1-medir a atitude e o comportamento de consumo sustentável de membros da geração; e verificar se membros da geração Y com maiores níveis de atitude e consumo sustentável têm intenção de abrir empreendimentos mais sustentáveis do que membros com menor nível.
Millennials nasceram entre 1980 e 2000 (Raines,2002). Foram encorajados a serem líderes, multiculturais, comunitários e confiantes. Segundo pesquisa da IBM(2012) a geração Y valoriza a responsabilidade socioambiental e segundo Fialho e Nunes(2016) tem atitude favorável à sustentabilidade segundo o TBL(Elkington,1997). Segundo Rahulan et al.(2013) os millennials são conscientes e bem informados enquanto consumidores. Pesquisa com 140 graduandos em Administração achou que os empreendedores da geração Y estão mais comprometidos com a dimensão social, seguidos da ambiental (Fialho,Nunes,2016).
Survey com população de geração Y obteve 112 respostas tratadas com SPSS 23. Objetivos: medir atitude e comportamento da geração Y com sustentabilidadeTeste não paramétrico de Wilcoxon, para mediana=3 e mediana=4, para 12 variáveis de atitude e 10 de consumo. Objetivo: verificar se membros da geração Y com maior nível de atitude e de comportamento sustentável têm intenção de abrir empreendimentos mais sustentáveisseparação da amostra em grupos por variável nominal categórica baseada no modelo TBL e aplicação de testes de Kruskall-Wallis e de comparação de medianas para 2 grupos.
Amostra da geração Y conhece os conceitos de sustentabilidade(89%) e consumo sustentável (65%). Teste de Wilcoxon constatou que amostra exibe atitude favorável à sustentabilidade. Mas, apresenta um comportamento de consumo entre neutro e parcialmente sustentável, pior do que sua atitude. Na amostra dividida em grupos pela variável “tipo de empreendimento, aplicou-se testes não paramétricos verificou-se que o grupo que escolheu um empreendimento sustentável apresentava mediana da variável “atitude média” maior que o grupo que escolheu empreendimento apenas com fins lucrativos.
Primeiro resultado tem suporte da literatura que descreve geração Y com preocupações éticas e sociais (Raines, 2002) e maior acesso à informação (Rahulan et al.,2013). Segundo resultado é congruente com Raines(2002) e pesquisa de mercado (IBM,2012) indicando tendência de atitude sustemtável. Terceiro resultado aponta discrepância entre atitude e comportamento, identificada como um hiato de consumo (Vaccari, Cohen e Rocha,2016). O quarto resultado indica que a atitude é um bom indicador da intenção de empreender de forma mais sustentável, mas o comportamento de consumo não é.
FIALHO,C.;NUNES,A.F.P.Intenção empreendedora com sustentabilidade empresarial:uma tendência intrínseca aos novos empreendedores, será?.5º Fórum Internacional Ecoinovar, UFSM.Santa Maria/RS,2016. RAHULAN, M.;TROYNIKOV,O.;WATSON,C., ET AL.Consumer Purchase Behaviour of Sports Compression Garments–A study of Generation Y and Baby Boomer Cohorts. Procedia Engineering. v.60,2013. VACCARI,L.C.;COHEN,M.;ROCHA,A.M.O Hiato entre Atitude e Comportamento Ecologicamente Conscientes:um Estudo com Consumidores de Diferentes Gerações para Produtos Orgânicos. Revista Gestão Org, v.14, Edição Especial,2016.