Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ENSINAR CRIANÇAS A PROGRAMAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA.
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Palavras Chave

robôs
programação
educação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Jessica Toledo Salles
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba
2 - Jairo Cardoso de Oliveira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Cristiane Pelisolli Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGEDU
4 - Alexandre da Silva Simões
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba

Reumo

A Robótica Educacional é uma atividade que reúne construção e programação de robôs e pode ser desenvolvida na escola utilizando kits comercializados no mercado brasileiro. Durante a aula é realizada a construção de um protótipo utilizando peças e, posteriormente, é feita a programação no computador através de um software de programação (CABRAL, 2011). Esta atividade trabalha a construção e programação de objetos concretos, possibilita a reflexão por meio da resolução de problemas, é uma atividade lúdica e pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo, o que promove o trabalho cooperativo.
Este estudo está pautado no seguinte problema de pesquisa: como a Robótica Educacional (RE) pode ser utilizada como ferramenta para desenvolver conceitos de lógica de programação, o pensamento computacional e ensinar crianças a programar? Assim, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as diferentes possibilidades de utilizar a robótica inserida em um contexto educacional, buscando compreender quais são os kits robóticos utilizados, os benefícios, os desafios e as limitações existentes na utilização desta tecnologia.
A revisão sistemática da literatura visa responder uma pergunta de pesquisa específica através de um processo de busca, análise e discussão dos dados obtidos. Antes de realizar o levantamento das informações é necessário estabelecer critérios de inclusão e exclusão mantendo o foco na questão de pesquisa e respeitando um processo bem definido. Dessa forma, um protocolo para a coleta de dados pode ser aplicado evitando a possibilidade de ter um viés de análise na revisão sistemática da literatura.
Ainda que a RE seja um tema pouco explorado, os trabalhos encontrados sugerem que engenheiros são capazes de criar kits de robótica, porém não conseguem identificar quais são as dificuldades de aprendizado das crianças; por outro lado, educadores conseguem justificar através das fases do desenvolvimento da criança porque determinada ferramenta cumpriu ou deixou de cumprir seu objetivo. As informações evidenciam que as barreiras que separam essas frentes de pesquisa precisam ser quebradas, pois a união da engenharia com a educação é necessária para desenvolver um bom kit de robótica.
As ferramentas de robótica são diversificadas e podem ser encontradas na forma de um kit com peças para montar ou um robô pronto para interagir. Em ambos os casos, essas ferramentas foram desenvolvidas para ensinar as crianças de forma pedagógica como funciona a tecnologia presente em suas rotinas. Além de ensinar sobre tecnologia, as crianças podem desenvolver habilidades sociais e morais ao trabalhar em grupo; habilidades cognitivas e motoras ao trabalhar com suas próprias mãos; e podem trabalhar suas emoções como a alegria de atingir o objetivo desejado ou a frustração por ter errado.
Elkin et al., Programming with the KIBO Robotics Kit in Preschool Classrooms. Interdisciplinary Journal of Practice, Theory, and Applied Research, v. 33, Issue 3, p. 169-186, set. 2016. Phetsrikran et al., A feasibility study of arducation bot an educational robotics and mobile application kit for computational thinking skills. 22nd International Computer Science and Engineering Conference (ICSEC), nov. 2018. Pugnali et al., The impact of user interface on young children's computational thinking. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, v. 16, p. 171-193, jun. 2017