Resumo

Título do Artigo

O EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO EM TEMPOS DE PANDEMIA E TRABALHO REMOTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

ADMINISTRAÇÃO EMPREENDEDORA
EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
TRABALHO REMOTO

Área

Empreendedorismo

Tema

COVID-19 e seus Efeitos na área de Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Luciano Rafael Oliveira e Silva
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA
2 - LISETE BARLACH
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Mestrado Profissional em Empreendedorismo

Reumo

Não são poucos os desafios enfrentados pelas empresas na atualidade. Um dos maiores diz respeito à inovação e à evolução de suas operações, produtos e serviços perante um cenário em mutação. Se esse conjunto de desafios já não fosse grande o suficiente, recentemente entramos numa das maiores crises pandêmicas de todos os tempos que acabou forçando muitas empresas a colocarem seus colaboradores para trabalharem remotamente. Frente essa mudança drástica se faz necessário conhecer os impactos do trabalho remoto sobre os principais aspectos do Empreendedorismo Corporativo.
Perante um cenário de pandemia e de obrigatoriedade de trabalho remoto que tem sido muito discutido como o “novo normal” e que pode impactar a estratégia de Empreendedorismo Corporativo adotada por diversas empresas ou mesmo, que estejam planejando adotar e precisarão revisar seus planos, faz-se necessário conhecer melhor o encontro desses temas, sendo assim o problema de pesquisa: Quais aspectos do Empreendedorismo Corporativo serão impactados pela atuação exclusivamente remota dos colaboradores de uma empresa e, se positivos, como maximizá-los?
Administração empreendedora; Empreendedorismo Corporativo; Teletrabalho.
Os resultados permitiram identificar impactos positivos e negativos sobre os aspectos do Empreendedorismo Corporativo numa situação de trabalho exclusivamente remoto. Além disso, foi possível verificar que os aspectos positivos se destacaram em relação aos negativos, mas a maior concentração de resultados a partir das respostas apontou que o trabalho remoto não possui impacto sobre os aspectos do Empreendedorismo Corporativo.
Os estudos já realizados, bem como aquelas empresas que são vistas como referência na utilização do Empreendedorismo Corporativo como estratégia referenciam os resultados positivos da prática. Da mesma forma, o trabalho remoto vem sendo destacado por quem o utiliza como potencializador de diversos fatores que vão de atração de talentos, clima, resultados, entre outros. Na avaliação dos resultados da pesquisa, foi possível notar que existem aspectos do Empreendedorismo Corporativo que são impactados negativamente, outros que dividem os respondentes e que são beneficiados pelo trabalho remoto.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. IRELAND, R. D.; COVIN, J. G; KURATKO, D. F. Conceptualizing corporate entrepreneurship strategy. Entrepreneurship Theory & Practice, v. 33, n. 1, p. 19-46, 2009. MELLO, Á.Teletrabalho (Telework): o trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. ZAHRA, S. A.; COVIN, J. G.. Contextual influences on the corporate entrepreneurship – performance relationship: a longitudinal analysis. Journal of Business Venturing, v. 10, p. 43-58, 1995.