Resumo

Título do Artigo

USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS E BENS PÚBLICOS: Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública em Instituições Federais de Ensino Superior
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Palavras Chave

Administração Pública
Práticas socioambientais
Instituição Federais de Ensino Superior

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Lizy Manayra Santos Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Rafael Straus Timbó Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
3 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

Comunidades, governos, empresas, agências internacionais e organizações não-governamentais estão cada vez mais preocupadas em estabelecer meios para monitorar o desempenho e avaliar o progresso em direção a uma gestão socioambiental (HARDI; ZDAN, 1997). As Instituições de Federais de Ensino Superior, no Brasil e no mundo, devem servir de referência às demais instituições na construção de um novo conceito de gestão. Diante desse novo paradigma, as organizações públicas transitam em torno das questões para promover a proteção ambiental, em face da crescente demanda por adoção de boas práticas.
Apresenta-se a seguinte questão problema: como estão sendo realizadas as ações de promoção do uso racional dos recursos naturais e bens públicos em instituições de ensino federais de ensino superior? O objetivo geral do artigo é analisar as ações referentes ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos nas instituições federais de ensino superior, tendo como parâmetro a Agenda Ambiental da Administração Pública.
Neste contexto, as organizações cada vez mais são forçadas a ver as consequências de suas ações para além de seu núcleo institucional, sob a ótica de adaptarem para um novo sistema mais aberto, amplo e competitivo. Assim, as organizações, de um modo geral, sentem-se pressionadas a dar respostas às pressões em defesa do meio ambiente e com isso a contribuírem para o processo de transformação da consciência acerca da utilização dos recursos (VIEGAS et al., 2015). O desperdício de recursos é o oposto do seu uso racional, sendo sua redução uma obrigação.
Quanto à natureza, a pesquisa enquadrou-se como sendo de base qualitativa. Quanto aos fins, trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Quanto aos meios, caracteriza-se como estudo de caso múltiplo com quatro instituições públicas de ensino superior situadas no Estado do Ceará. Os dados primários foram coletados por meio de 27 entrevistas semiestruturadas com servidores docentes e técnicos-administrativos das instituições pesquisadas. O estudo também fez o uso da pesquisa documental, em função da utilização de documentos oficiais das instituições escolhidas para embasar a investigação.
Verificou-se que as instituições desenvolvem ações e práticas de monitoramento para reduzir o consumo do papel, energia, água e copo descartável. Entre as principais práticas evidenciadas no estudo, pode-se destacar a utilização de canecas em substituição aos copos descartáveis e a utilização de sistemas eletrônicos para reduzir o uso de papel. Seis entrevistados relatam que o contingenciamento orçamentário é um aspecto fundamental para a iniciativa de implementar práticas referentes ao uso racional dos recursos naturais e bens públicos.
Pode-se afirmar que as ações das instituições não incorporam, integralmente, as ações recomendadas pela A3P. Ainda há muito que ser feito, a começar pela elaboração de programas de educação ambiental. Diante do apresentado, conforme também já exposto por Amorim, Zambra e Silva (2019), ressalta-se a importância do papel do Programa A3P para a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos públicos.Conclui-se que algumas ações sustentáveis propostas pela A3P necessitam de investimentos, pois são necessárias aquisições ou serviços para que sejam introduzidas.
AMORIM, F. M.ZAMBRA, E. M; SILVA, J. J. Programa Agenda Ambiental na Administração Pública: análise de ações desenvolvidas no TCE-MT. In: Seminários em Administração, 22, 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: SemeAD, 2019. p. 1-15. HARDI, P.; ZDAN, T. J. Assessing sustainable development: principles in practice. Winipeg: IISD, 1997. VIEGAS, S. F. S. S.; CABRAL, E. R.; GOMES, S. C.; CARVALHO, A. C. Agenda Ambiental na Administração Pública A3P: Estudo da Adesão e Ação em uma Universidade Pública. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 7-28, 2015.