Resumo

Título do Artigo

Produção científica sobre Governança Corporativa no Contexto Brasileiro: uma análise do período de 2009 a 2019
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Governança Corporativa
Bibliometria
EnANPAD

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração de empresas
2 - THICIA STELA LIMA SAMPAIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Ciências Contábeis

Reumo

A Governança Corporativa ganhou destaque por definir as regras que regem o relacionamento entre gestores, proprietários e demais partes interessadas. Mediante o seu amplo escopo dentro das empresas, várias pesquisas têm sido realizadas ao longo dos anos objetivando identificar os fatores determinantes para a implantação de práticas de governança corporativa, além dos seus efeitos no valor da empresa, na distribuição de dividendos, nas ações de sustentabilidade, além da elaboração de índices capazes de auferir o nível de aderência das empresas as boas práticas de governança corporativa.
A questão de pesquisa que direciona este estudo é: Como está configurado o campo de pesquisas científicas sobre Governança Corporativa no contexto brasileiro? Neste sentido, tem-se como objetivo geral compreender a produção científica brasileira em Governança Corporativa nos artigos apresentados no Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), maior congresso brasileiro em Administração, entre os anos de 2009 e 2019, portanto, em um período de 11 anos.
Mediante a separação da propriedade e do controle observada inicialmente por Merle e Beans (1932) ocasionando a descontração de propriedade das empresas, Jensen e Meckling (1976) identificaram o conflito de agência existente entre o agente e o principal e para mitigá-lo adota-se a realização do monitoramento, o qual está no cerne da governança corporativa e alcança toda a empresa neste esforço. No Brasil, várias pesquisas têm sido desenvolvidas para identificar a produção científica de GC e como está a sua evolução.
Incremento de pesquisas nestes 11 anos, com publicação média anual de 26,1. Os 286 artigos analisados foram escritos por 643 autores distintos, pertencentes a 77 instituições, destes 555 (86,31%) publicaram uma única vez neste período. As divisões acadêmicas do EnANPAD que mais possuem artigos sobre GC são: Contabilidade, Estratégia em Organizações e Finanças, abrangendo 67,13%. Foram identificados 41 temas distintos, sendo 12 responsáveis por 68,81% de toda a produção acadêmica, destacando-se: Boas práticas, Governança de TI, Governança Pública, Disclosure e Desempenho empresarial.
A pesquisa em governança corporativa é uma temática pujante na academia de Administração brasileira, mostrando-se um campo multidisciplinar e que desperta o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, agregando novos conceitos, e desenvolvendo novas pesquisas para compreender como se relaciona com a gestão organizacional, bem como os fatores que contribuem para a adoção de tais práticas, agregando novas ideias e aplicações ao tema.
MACHADO JUNIOR, C., SOUZA, M.T.S. de, PARISOTTO, I.R. dos S., PALMISANO, A. As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 44, p. 111-123, https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p111 RIBEIRO, H. C. M.; DOS SANTOS, M. C. Perfil e evolução da produção científica do tema governança corporativa nos periódicos qualis/capes nacionais: uma análise bibliométrica e de redes sociais. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 18, n. 3, 2015.