Resumo

Título do Artigo

Dinâmica de Engajamento em Equipes de Projetos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Engajamento de Equipes
Gestão de Projetos
Dinâmica de sistemas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Luan Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - SGP
2 - THIAGO DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA
4 - André Morais Gurgel
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

As pessoas são elementos centrais para o alcance de objetivos na gestão de projetos. Nesse contexto, cada vez mais têm sido compreendido o engajamento como fator que impulsiona o desempenho das equipes nos projetos. Promover o engajamento de equipes na Administração Pública é um desafio, considerando as suas particularidades legais. Esse fenômeno complexo pode ser entendido a partir de uma perspectiva de Dinâmica de Sistemas.
Nesse contexto, considerando o engajamento, fenômeno de natureza complexa, o presente artigo pretende investigar a seguinte questão de pesquisa: qual a dinâmica do engajamento em uma equipe de projeto? Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é identificar como o fenômeno do engajamento ocorre em uma equipe de projeto no contexto de um Parque Tecnológico de uma IFES à luz da teoria JD-R e da Dinâmica de Sistemas.
O Engajamento pode ser descrito como um estado afetivo e cognitivo que envolve os estados de vigor, dedicação e absorção. A promoção do engajamento do indivíduo é condição essencial para se estudar a dinâmica do engajamento em equipes (REIJSEGER et al., 2013). Percebe-se, dessa forma, a ausência de perspectiva do engajamento interno dos membros da equipe de projetos.
A presente pesquisa é qualitativa. Quanto ao alcance, essa é descritiva, já que buscou mapear o comportamento entre elementos e o fenômeno principal, descrevendo fenômenos, situações, contextos e eventos. Quanto ao desenho (procedimento), a pesquisa foi realizada em um estudo de caso único. Foram desenvolvidas, transcritas e codificadas entrevistas semiestruturadas à luz do modelo JD-R com os membros e o gerente do projeto, resultando em um diagrama causal com a estrutura básica de feedbacks, representando a dinâmica relacionada a este fenômeno.
Os resultados demonstram que os recursos e as demandas são os fatores que estão relacionados com o engajamento, de modo que os recursos parecem suportar o engajamento da equipe, enquanto as demandas, oriundas do projeto e das atividades rotineiras da equipe, exercem pressão sobre o engajamento, o que pode diminuir a performance do time. Além disso, contata-se que as práticas de Gestão de projetos influenciam positivamente no engajamento. Ainda assim, o apoio e o reconhecimento da chefia imediata, patrocinador e alta gestão possibilitam que a equipe possa se dedicar ao projeto.
A presente pesquisa objetivou investigar qual a dinâmica do engajamento em equipes de projetos e suas implicações. As limitações enfrentadas foram: desenvolvimento das entrevistas somente com uma equipe de projeto; o não mapeamento dos recursos pessoais e uma dificuldade de delimitar o fenômeno estudado, com a confusão entre engajamento e motivação. Para perspectivas de trabalhos futuros, sugere-se: desenvolvimento de pesquisas em diversos projetos dentro do mesmo ambiente, afim de gerar uma teoria de alcance limitado que possa retratar de maneira mais fidelizada o engajamento das equipes.
DEMEROUTI, Evangelia; BAKKER, Arnold B. The job demands-resources model: Challenges for future research. SA Journal of Industrial Psychology, v. 37, n. 2, p. 01-09, 2011. MATTHEWS, Judy; STANLEY, Tracy; DAVIDSON, Paul. Human factors and project challenges influencing employee engagement in a project-based organization (PBO). International Journal of Managing Projects in Business, v. 11, n. 4, p. 873-885, 2018. REIJSEGER, Gaby et al. Watching the paint dry at work: Psychometric examination of the Dutch Boredom Scale. Anxiety, Stress & Coping, v. 26, n. 5, p. 508-525, 2013.