Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO INVESTIMENTO EM PESQUISA, DESENVOLVIMENTO & INOVAÇÃO NA GERAÇÃO DE VALOR DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação
Indústrias Farmacêuticas
Geração de Valor

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Bruno Barbosa Bronzeri
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Sao Paulo
2 - Fabio Gallo Garcia
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - CFC - Departamento de Finanças

Reumo

O presente trabalho realiza uma análise da indústria farmacêutica mundial, tendo em vista o crescimento contínuo desse segmento e o volume de recursos aplicados em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), a fim de entender como esse investimento impacta no valor da empresa, considerando produtos inovadores e projetos de produtos no pipeline. Foi desenvolvida uma análise quantitativa multivariável através do modelo de regressão logística com dados em painel de nove empresas farmacêuticas mundiais entre os anos de 2009 e 2018.
PD&I na indústria farmacêutica mundial e os seus impactos da geração de valor
A questão do conflito de agência e a relevância dos investimentos em PD&I no setor farmacêutico, atrelado ao risco de postergação de investimentos de longo prazo por parte dos executivos, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Os investimentos em PD&I no setor farmacêutico de capital aberto são ajustados pelo retardo na conversão de novos produtos patenteados, impactando negativamente na geração de valor da empresa?
O objetivo do presente estudo é verificar se há impacto negativo dos ajustes de investimento em PD&I na geração de valor das empresas mundiais do setor farmacêutico de capital aberto, no período entre 2009 e 2018. Tendo como base o objetivo proposto será buscado a análise das seguintes situações: a) Empresas mais inovadoras, que possuem maior volume de vendas de produtos inovadores relativamente ao seu faturamento total, geram valor; b) Empresas que melhor gerenciam os produtos estabelecidos geram valor; c) Empresas com maior volume de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação
As evidencias empíricas desse estudo demonstram um impacto positivo na geração de valor decorrente do processo de investimentos em pesquisa desenvolvimento e inovação. Os resultados demonstram que a eficiência no processo de PD&I resultante da maior quantidade de projeto em pipeline, menor relação de investimento sobre faturamento e maior relação de faturamento de produtos inovadores impactam positivamente na geração de valor da empresa.
A relevância do presente estudo é objetiva quando se busca verificar se há um de impacto negativo na geração de valor da empresa ocasionado dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação é relevante para incentivar os executivos a uma gestão com visão de longo prazo canalizando os investimentos para projetos com maiores retornos corroborando para os estudos de Teoria da Agência e Geração de Valor. Espera-se que a presente pesquisa possa trazer uma reflexão por parte dos executivos no que tange a tomada de decisão relacionada à postergação de investimentos em PD&I.