Resumo

Título do Artigo

Análise dos indicadores e métricas para a economia circular
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia circular
Indicadores
Métricas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - EDSON LUIS KUZMA
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - CHAPECÓ

Reumo

A economia circular (EC) ganha importância enquanto alternativa viável de transição para o desenvolvimento sustentável.A carência de indicadores quantitativos para os diversos modelos e iniciativas de economia circular apontam que os pontos chave para sua implementação em larga escala necessita de mensuração. As decisões quanto as ações sobre o fechamento dos ciclos de produção requerem embasamento em métricas, no desempenho e na quantificação de resultados, além da crença ou dos valores potencialmente envolvidos.
As questões inerentes à transição para uma sociedade circular são relevantes para a definição de um futuro viável e sustentável (Sverko Grdic et al., 2020). A falta de uniformidade quanto à definição do conceito de EC e suas métricas conturba o campo e permite a geração de expressões equivocadas da realidade. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar as especificidades dos indicadores de economia circular quanto a aspectos de natureza analítica, alcance e amplitude das métricas e níveis de inovação associados à economia circular.
A literatura sobre indicadores de sustentabilidade apresenta variedade e amplitude que permite a mensuração do fenômeno de forma mais consistente do que ocorre com o campo da economia circular (Howard, Hopkinson, & Miemczyk, 2018). O desenvolvimento de indicadores para avaliação da economia circular é recente e demanda maior articulação e objetividade para expansão de sua contribuição.
Os artigos analisados que versam sobre indicadores e métricas de economia circular adotam uma pluralidade de metodologias e embasamentos teóricos que demonstram a riqueza de possibilidades que podem ser exploradas quanto ao desenvolvimento do tema. O campo é promissor e apresenta interesse crescente por parte de pesquisadores, sobretudo nos últimos quatro anos. A diversidade de percursos metodológicos e formas de abordagem demanda atenção quanto aos aspectos de validade e confiabilidade, próprios de pesquisas que abordam a mensuração e quantificação de fenômenos emergentes.
A revisão fornece orientação quanto ao desenvolvimento de indicadores para o campo a partir da lógica pela qual os artigos foram construídos. A análise foi desenvolvida a partir de 125 publicações revisadas por pares, coletadas em 10 bases acadêmicas diferentes. Os resultados são apresentados com base na extração da lógica conforme diferentes aspectos de abordagem, que resultaram na caracterização dos principais aspectos de cada indicador.
Howard, M., Hopkinson, P., & Miemczyk, J. (2018). The regenerative supply chain: a framework for developing circular economy indicators. International Journal of Production Research, 1–19. doi:10.1080/00207543.2018.1524166 Sverko Grdic, Z., Krstinic Nizic, M., & Rudan, E. (2020). Circular Economy Concept in the Context of Economic Development in EU Countries. Sustainability, 12(7), 3060. doi:10.3390/su12073060