Resumo

Título do Artigo

O HOJE E O AMANHÃ DOS ESTUDOS SOBRE AGRONEGÓCIO: uma análise bibliométrica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Agronegócio
Bibliometria
Rede

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade

Autores

Nome
1 - Ana Luiza Cordeiro Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Marcos Giovane da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - RAFAEL RODOLFO SARTORELLI SADOCCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Marcelo Oliveira Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia - DAE
5 - KELLY CARVALHO VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A realidade do agronegócio está associada a uma série de mercados, das mais variadas indústrias. Isso tem despertado o interesse da academia, o que tem implicado em uma gama de atividades científicas, que por sua vez, podem gerar diversos tipos de publicações científicas em variadas áreas do conhecimento. O presente trabalho apresenta um estudo bibliométrico, conduzido em uma das principais bases indexadoras do mundo, a Web of Science (WoS) e utilizando os softwares EndNote e CiteSpace, fez-se a revisão da literatura, de 1945 até 2020, atingindo 787 trabalhos publicados.
O problema foi: qual tem sido o comportamento das publicações sobre o agronegócio pelo mundo? E teve como objetivo: investigar o comportamento da literatura científica internacional sobre o agronegócio, a fim de poder pautar os temas que estão emergindo dentro do segmento.
A publicação de Davis e Goldberg (1957) cunha o termo agrobusiness. Isso gerou um novo alicerce para se pensar as atividades baseadas na agricultura (ZYLBERSZTAJN, 2017). O agronegócio passou a impactar o poder das nações, os hábitos de consumo, paisagens e dinâmica do meio ambiente, mas os esforços para conseguir a composição de uma matéria densa como essa, requereu a compreensão de estudos de commodities, análises de práticas conduzidas em fazendas, novos modelos de exploração e suas consequências. Tamanha pluralidade disciplinar redesenhou o modelo de agir e pensar o campo (SUTTER, 2013).
Autores identificaram o o crescimento significativo na produção acadêmica em torno da pauta do agronegócio, e que a partir de 2007, Brasil e Estados Unidos (EUA) foram os países com maior volume de publicações sobre o tema. Isso foi igualmente verificado neste trabalho, ao exibir que o Brasil tem destaque no número de periódicos. Discute-se além disso os demais países em que se destacam a realização dessas pesquisas; os trabalhos que se destacam ante ao volume de citações; autores e coautores com maior volume de publicação; as categorias dos artigos que compuseram o conjunto estudado; etc
Cada vez mais o agronegócio vem sendo estudado de maneira transdisciplinar, com pluralidade de temas atrelados a ele, com temas como inovação, performance, administração estratégica, desenvolvimento e sustentabilidade. A ideia de desenvolvimento econômico e o desenvolvimento ambiental, arrolado por tópicos de sustentabilidade, das suas mais variadas matrizes e possibilidades, vêm ascendendo consideravelmente.
COOK, M. L.; CHADDAD, F. R. Agroindustrialization of the global agrifood economy: bridging development economics and agribusiness research. Agricultural Economics, v. 23, p. 207-218, 2000. DA SILVA, J. P. N.; DE OLIVEIRA, C. C.; GARCIA, A. S. A dinâmica dos modelos de negócios para o agronegócio: uma visão bibliométrica de 1956 a 2017 pela Web of Science. Extensão Rural, v. 26, n. 4, p. 23-38, 2019. LIZOT, M. et al. Gestão de custos no agronegócio: aplicação de uma metodologia bibliométrica em periódicos de alto fator de impacto. Custos e @gronegócio on line, v. 85503, p. 390, 2016.