Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE PODER E O ISOMORFISMO NORMATIVO EM UMA EMPRESA HOSPITALAR PRIVADA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Poder
Isomorfismo
Relações

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - SERGIO DIAS CEZAR
UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro - Oeste - Guarapuava

Reumo

A pesquisa pretende compreender a influência das relações de poder sobre a institucionalização do isomorfismo normativo em uma instituição hospitalar privada. O meio de se chegar a essa conclusão será identificando a influência das relações de poder nas relações entre funcionários e gestor em primeira instância. Numa etapa seguinte, far-se-á uma análise de como o isomorfismo normativo é praticado na organização. Por fim, será avaliada a relação existente na organização entre isomorfismo normativo e as relações de poder, contemplando assim, o objetivo da pesquisa.
A pesquisa foi realizada no setor de recepção de um hospital privado. Cada funcionário participante da pesquisa trabalha na instituição com a função de recepcionista. Todos são gerenciados pela mesma Supervisora. A mesma possui formação técnica, graduação em Secretariado Executivo. A preferência por este campo de pesquisa é da condição de se realizar um estudo num ambiente hospitalar considerando sua relevância enquanto cenário organizacional. O segundo aspecto se refere a indivíduos se colocam em condição de usufruir de certas condições estratégicas de atuação nas suas relações.
Através da pesquisa em questão, verificou-se que as relações de poder influenciam o ambiente de trabalho. Ainda mais se o tipo de relação de poder é considerado pelos seus atores de forma autoritária, assim como constatada pela pesquisa. Perceber como essa temática é presente em todas as possibilidades de relações sociais e, sobretudo, nas organizações, faz concluir o quão pertinente é produzir pesquisa e estudos na área.
Através da pesquisa em questão, verificou-se que as relações de poder influenciam o ambiente de trabalho. Ainda mais se o tipo de relação de poder é considerado pelos seus atores de forma autoritária, assim como constatada pela pesquisa. Perceber como essa temática é presente em todas as possibilidades de relações sociais e, sobretudo, nas organizações, faz concluir o quão pertinente é produzir pesquisa e estudos na área, e que leve a busca de alternativas estratégicas de gestão para que se contemplem relações sociais funcionais no ambiente organizacional.
No que se refere ao propósito da pesquisa, é identificado um nível abusivo de relações de poder entre a supervisora do setor investigado e seus funcionários. No que se refere ao isomorfismo normativo, a pesquisa verificou que o mesmo não se revela de forma genuína na organização. Porém se percebe que a relação de poder da supervisora com seus funcionários dá respaldo à sua função exercida. Ela demonstra usar mais do seu poder autoritário e abusivo para cumprir as atribuições da sua função, do que sua competência e conhecimento acadêmico.
Contemplar a teoria institucional com o isomorfismo traz uma experiência que agrega ainda mais conhecimento para a pesquisa nas organizações. E a escolha do isomorfismo normativo como objeto de investigação colaborou para se adequar os elementos de pesquisa escolhidos. A aproximação com pessoas enquanto objeto de observação e análise, traz um olhar humanizado para a pesquisa acadêmica, afinal, a atualidade demanda cada vez mais de suportes e bases científicas para contemplar propostas de reflexões na academia, e que levem à evolução da sociedade.