Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE E HOSTILIDADE: UMA ANÁLISE ENTRE OS ATINGIDOS POR BARRAGEM NO MUNICÍPIO DE MARIANA-MG
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Organizações sociais
Convivência social
Hostilidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Organizações Não-Convencionais

Autores

Nome
1 - Vanuza Bastos Rodrigues
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5

Reumo

O rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015, impactou os residentes em todos os aspectos do cotidiano socioeconômico. Dois subdistritos foram devastados pela lama de minério. A empresa responsável pela barragem teve sua atividade suspensa, gerando a perda da principal receita do município e, por meio do acolhimento daqueles que tiveram o seu local de moradia destruído, passaram também a conviver com uma fundação que foi criada para reparar e compensar os danos e os prejuízos causados por este desastre.
Como está ocorrendo as práticas de hospitalidade entre os Atingidos indiretos e o Atingidos diretos ao dividirem o espaço urbano do município de Mariana-MG, após o rompimento da barragem de Fundão e a criação da Fundação Renova como mediadora nas relações de reparação e compensação dos danos e prejuízos causados pelo desastre tecnológico? Por objetivo geral, a intenção analisar as percepções de hospitalidade e de hostilidade na convivência dos Atingidos indiretos e dos Atingidos diretos, após o desastre e a criação da Fundação Renova como mediadora nas relações de reparação e compensação.
Nos últimos três anos, estudando os efeitos do rompimento da barragem na população marianense, percebeu-se elementos de hostilidade entre os residentes da área urbana – denominados como Atingidos indiretos, por não terem sofrido os impactos diretos do desastre - e os residentes da área rural – denominados de Atingidos diretos, por terem sofrido diretamente os impactos da lama de rejeitos - aguçando a curiosidade sobre os motivos desse fenômeno na população como um todo.
O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa privilegiou as abordagens Emic-Etic-Emic, por permitirem o aprofundamento na cultura da população aliada aos conhecimentos acadêmicos
Considerou-se que a convivência entre os dois grupos apresenta sinais de hostilidade, sendo necessária a criação de fronteiras e limites na área urbana do município, apesar dos resultados de Etic apontarem para a neutralidade com relação a esta questão.
Observou-se que a hostilidade tem sua origem nos recursos financeiros que são destinados aos Atingidos diretos como reparação e compensação dos danos e prejuízos pela Fundação Renova em detrimento dos Atingidos indiretos, que também se sentem muito prejudicados com o rompimento da barragem, pois, além de muitos perderem o seu emprego ou o seu comércio, ainda lidam com os problemas de saúde causados pelo desastre e a perda de receita pela paralisação da atividade da mineradora.
Korstanje, M. E. (2016). Drácula y el principio de hospitalidad: una revisión conceptual. Bajo palabra. Revista de filosofía, 2(12), 311-316. Lugosi, P. (2017). Using abstract in concepts impact-focussed organisational research: na empirical example deploying ‘hospitality’. Qualitative Research in Organization and Management, 12(1), 18-34. Semerciöz, F., Pehlivan, G., Sözüer, A., & Mert, A. (2015). Crisis management practices and strategic responses through customer loyalty and price strategy in hard times: Evidence from fine-dining restaurants. Procedia - Social and Behavioral Sciences, (20