Resumo

Título do Artigo

PESQUISAR, MAS COMO PESQUISAR? O CASO DO PROJETO DA SANTO AGOSTINHO E OS DESAFIOS PARA A EJA CONSULTORIA
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Palavras Chave

Pesquisa de marketing
tomada de decisão
Alocação de recurso

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Willer Ferreira Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Diana Lucia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA

Reumo

Os membros da EJA Consultoria, em setembro de 2018, receberam a demanda para realização de uma Pesquisa de Marketing, projeto que se provou desafiador principalmente pelas limitações que a EJA enfrentava para sua execução. Com isso, o caso apresenta a história da EJA Consultoria e sua organização, o projeto da empresa Santo Agostinho e a situação que culminou na tomada de decisão sobre um dos mais desafiadores projetos dos mais de 25 anos de história das duas empresas envolvidas.
O intuito principal do caso é gerar reflexões acerca dos fatores a serem considerados em uma decisão para elaboração, execução e gestão de projetos de pesquisa de marketing. Pelo contexto apresentado no caso, espera-se que os leitores desenvolvam competências de avaliação de alternativas e tomada de decisão sobre projetos, compreendendo a complexidade das decisões em um contexto com objetivos e metas bem definidas, mas com recursos humanos e financeiros escassos.
Para o levantamento de dados para elaboração do caso foram feitas entrevistas presenciais semi-estruturadas com quatro dos membros que faziam parte da empresa júnior no período do projeto. As informações obtidas com tais entrevistas foram complementadas com a observação participativa do próprio autor do trabalho na época do projeto, além da análise de documentos com registros sobre as especificações da demanda recebida
A situação apresentada no caso, juntamente com as estratégias para sua aplicação em sala de aula, pode contribuir com a aplicação prática de conhecimentos em disciplinas ligadas a Administração de Marketing e Pesquisa de Marketing ou Pesquisa de Mercado e Opinião em cursos de graduação e pós graduação lato sensu em Administração, além de áreas voltadas para a consultoria empresarial e gestão de projetos.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração.12ª Edição. McGraw Hill Brasil, 2016. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2019. McDANIEL, C.; GATES, R. Fundamentos da pesquisa de marketing. Rio de Janeiro: LTC, 2005.