Resumo

Título do Artigo

CONVERGÊNCIA ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O PROJETO LIXO ZERO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
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Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Resíduos Sólidos

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daiane Johann
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Univali
2 - Cledinei Clóvis de Melo Cavalheiro
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu sc

Reumo

Atualmente uma das maiores dificuldades enfrentadas em termos globais é a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, sendo que essa dificuldade contempla todo o processo de manobra do resíduo. Para a sociedade moderna os resíduos sólidos se tornaram um grande desafio, pois são gerados em excesso e muitas vezes não possuem uma disposição final adequada (SILVA, 2020). A sustentabilidade ambiental se originou das preocupações sociais existentes no mundo, que convergiram para a necessidade da manutenção do capital natural, que é composto por água, terra, ar, minerais e serviços do ecossistema.
A degradação ambiental tem sido aumentada em razão da quantidade de dejetos e rejeitos descartados diariamente e sem consciência do impacto que podem causar, pelos diferentes povos e culturas. Tendo em vista o proposto nesse estudo de cunho teórico, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, sob a forma de um estudo de caso, por meio de entrevista semiestruturada e observação direta, tendo como objetivo identificar de que forma se deu a implantação do Projeto Lixo Zero no Colégio Catarinense, e como ela se vincula aos ODS, tendo como objeto de estudo um instituição de ensino.
A sociedade contemporânea vive num tempo de transformações econômicas, sociais e de outras ordens, o desafio está na continuidade das políticas públicas e de relutância no cumprimento de pactos internacionais, principalmente na concretização dos ODS. Uma das formas vista como sendo capaz de mudar esta realidade é a educação, de modo particular a realizada no ambiente escolar, que assume um papel fundamental para garantir, a conscientização para compromissos com as próximas gerações que assegurem o desenvolvimento sustentável mais avançado e equânime em suas três dimensões.
Como principais mudanças advindas com a implementação do projeto, destaca-se as que geram impacto econômico e criação de consciência socioambiental, com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade no ambiente de trabalho, o Projeto Lixo Zero, foi implantado em 2010, a inspiração para implementação deste projeto teve sua gênese a partir da implementação, em nível nacional, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual trazia pela primeira vez à tona o conceito Lixo Zero e da economia circular que surge em oposição à percepção convencional de que os sistemas econômicos são lineares.
A necessidade de atitudes sustentáveis desinstala certezas e enseja o engajamento em outras causas decorrentes, através da implementação de ações em consonância com os ODS, para o caso estudado, destacaram-se cinco ODS, os consideradas mais relevantes, quando se pensa na maneira de como é desenvolvido o Projeto Lixo Zero, com relação aos objetivos por ele contemplados, destacou-se os ODS 3, ODS 4, ODS 8, ODS 10 e ODS 15. Como reflexo último, conclui-se que conduzir à incorporação plena e total dos ODS em todas as ações do projeto que são ou venham a ser desenvolvidas pela comunidade educativa.
AGENDA 2030. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: . Acesso em: jun de 2020. ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012. KNORST, P.A.R. Educação Ambiental: um desafio para as unidades escolares. Revista Unoesc & Ciência-ACHS, v. 1, n. 2, p. 131-138, 2011. MARCHI, C. M. D. F. Cenário mundial dos resíduos sólidos e o comportamento corporativo brasileiro frente à logística reversa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, n. 2, p. 118-135, 2011.