Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA: o caso do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transferência Tecnológica
Núcleo de Inovação Tecnológica
Propriedade Intelectual

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Camila Emanuelly Rodrigues de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Campus 1
2 - Vinicius Farias Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unid Acad de Administração e Contabilidade

Reumo

Nos últimos anos a inovação vem sendo destaque e assunto bastante citado no mundo corporativo. As universidades que operam com projetos inovadores e com potencial de comercialização através da pesquisa aplicada são um trunfo para o desenvolvimento econômico e social do país. As instituições contam com o auxílio dos Núcleos de Inovação nos trâmites da proteção das tecnologias desenvolvidas e sua inserção no mercado.
Como as universidades têm feito a gestão e transferência da tecnologia desenvolvida em seus laboratórios? Este estudo tem como objetivo descrever como o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande atua no registro de propriedade intelectual e seus procedimentos para a transferência ou licenciamento de tecnologias patenteadas.
Destaca a Gestão da Transferência Tecnológica como um processo decorrente dos benefícios da inovação e traz modelos de gestão que buscam auxiliar no trâmite das tecnologia para o mercado; Discute as relações mercado e academia, o impulso decorrente das leis de incentivo ao setor, os tipos de propriedade intelectual presentes no Brasil; defende-se o argumento da cultura da inovação e cooperação como caminhos para o desenvolvimento; por fim, destaca o papel do NIT nas Universidades.
Estudo de caso qualitativo, com uso de abordagem descritiva, sendo ainda considerada uma pesquisa aplicada. O caso em análise é o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade Federal de Campina Grande. A coleta de dados envolveu observação participante, entrevistas não estruturadas e análise documental. Foi realizada análise de conteúdo e a triangulação dos dados garantiu maior confiabilidade nos achados.
Os resultados descrevem a esquematização do processo de inovação no NITT/UFCG; os Procedimentos e Estratégias de Apresentação de Tecnologias; distribuição de registros de PI por Área de Conhecimento, destaque a Engenharia de Alimentos (40%) e Ciência da Computação (18%); por fim, é proposto um modelo de Apresentação de Tecnologias Patenteadas.
Foi possível identificar um crescimento no número de registros de propriedade intelectual na instituição, porém, percebeu-se que o núcleo de inovação não realiza a transferência de tecnologia. Como proposta de procedimentos para as tecnologias patenteadas teve-se como base o modelo da Inova Unicamp através do licenciamento como canal de transferência de tecnologia, e assim espera-se que as tecnologias possam chegar ao mercado. Por fim, são sugestões para estudos futuros: uma análise da maturidade das tecnologias da UFCG (ou outras IES) e uma análise de gestão por processos do núcleo.
Closs, L. Q., & Ferreira, G. C.(2012). A transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro: uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009. Gestão & Produção, 19(2), 419-432. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000200014 Khabiri, N. Rast, S. Senin, A, A. (2012).Identifying Main Influential Elements in Technology Transfer Process: A Conceptual Model. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 40, 417 – 423. DOI:https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.03.209 Lucena, R. M., & Sproesser, R. L. (2015). ANÁLISE DA GESTÃO DE LICENCIAMENTO DE PAT