Resumo

Título do Artigo

A abordagem da Economia Comportamental nos estudos brasileiros da área de Administração: uma revisão sistemática.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Economia Comportamental
Administração
Revisão sistemática

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Wilson da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Fernanda Cristina da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

A Economia Comportamental, a qual surgiu na década de 1950, vem ganhando espaço e reconhecimento na academia ao longo dos últimos anos, apresentando-se com forte característica de interdisciplinaridade. Ao abarcar conceitos provenientes da Psicologia, entre outras ciências, essa área mostra-se como oportunidade para novas abordagens e perspectivas em diversos campos de estudo, como o da Administração. Desse modo, esse trabalho tem por objetivo permitir uma visualização objetiva da utilização da Economia Comportamental em estudos de Administração no cenário brasileiro nos últimos anos.
O objetivo do trabalho é sumarizar e descrever os artigos que utilizam abordagens da Economia Comportamental, na área de Administração, que foram publicados em periódicos científicos, considerando o cenário da produção acadêmica brasileira nos últimos 20 anos.
Segundo Mullainathan e Thaler (2000, p. 2), a Economia Comportamental é “a combinação de Psicologia e Economia que investiga o que acontece em mercados nos quais alguns dos agentes exibem complicações e limitações humanas”. Nesse sentido, esse trabalho utiliza o método de Revisão Sistemática estabelecido pelo Instituto Cochrane, recomendado por Gomes e Caminha (2014), para sumarizar os estudos brasileiros que abordam a Economia Comportamental na área de Administração nos últimos anos, assim como discorrer acerca de suas características.
Discorre-se acerca de características dos artigos coletados, como: ano da publicação, periódico de publicação, autores, estados e instituições dos autores, área/setor da Administração pesquisado, teorias/conceitos de Economia Comportamental utilizados, classificação quanto à natureza do estudo, classificação quanto ao objetivo do estudo, coleta dos dados e análise dos dados. Desse modo, discute-se a respeito das características dos estudos, dos temas trabalhos, teorias/conceitos utilizados e das metodologias empregadas.
Os estudos no contexto analisado vêm ganhando mais popularidade nos últimos anos, especialmente após 2015. Também foi revelada uma concentração de artigos em poucos periódicos, sendo eles reconhecidos pela boa qualidade (Qualis), além de provenientes, em sua maioria, da região Sudeste, e de um número pequeno de estados. Ademais, não foram identificados autores recorrentes, o que indica não existência de especialistas e agendas de pesquisa consolidadas. Por último, não foram identificados trabalhos que abordam a EC em subcampos da Administração como Gestão de Pessoas, Produção, entre outros.
ÁVILA, Flávia; BIANCHI, Ana Maria. Guia de Economia Comportamental e Experimental. 1. ed. São Paulo, 2015. GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan./mar. 2014. MULLAINATHAN, Sendhil; THALER, Richard H. Behavioral Economics. 2000. MIT Dept. of Economics Working Paper, n. 00-27. SAMSON, Alain. The Behavioral Economics Guide 2019. 2019. THALER, Richard H. Behavioral Economics: Past, Present and Future. 2016.