Resumo

Título do Artigo

O PERFIL DESEJADO DO PROFISSIONAL DE MARKETING: UMA ANÁLISE CURRICULAR NO BRASIL E NO EXTERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Marketing
Competências
Análise curricular

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Irian Thais Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Administração - EMCC - Campus Botânico
2 - Ana Paula Merenda Richarde
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
3 - Laís Marçal Natali
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM - Programa de Pós Graduação em Administração
4 - Caio Pedrinho da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
5 - PEDRO FORTI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM

Reumo

A atuação do profissional de marketing vem se transformando com o passar dos anos em função do contexto de trabalho que é modificado pela tecnologia e novos modelos de negócio. Com isso, surge um grande desafio aos novos profissionais, ao ter que lidar com o cenário de mudanças, sendo requisitado novas habilidades. Essas habilidades vão desde ferramentas analíticas e interpressoais, bem como a necessidade de meta-skills, que permitem que o profissional de marketing consiga identificar, formula e resolver problemas de forma criativa e articulada.
Após a contextualização do cenário em que a pesquisa se encontra e demanda de reestruturação das disciplinas dentro da academia, que tem como seu papel a formação de novos profissionais, o nosso problema de pesquisa é entender quais são as competências necessárias para uma formação atualizada do profissional de marketing, demonstrando a necessidade latente de atender as demandas das futuras gerações do marketing. Como objetivo, tem-se é trazer a proposta teoricamente fundamentada, de criação de uma grade curricular que atenda as necessidades do futuro do marketing.
Ao revisitar o passado é possível notar que o Ensino de Administração historicamente tem em seu currículo as veias funcionalistas, devido a importação do modelo norte-americano dos business schools. Diante disso, tem-se as tendências tecnológicas, econômicas, sociais e geográficas, impactando diretamente na necessidade de mudança do marketing. Portanto, é preciso que se reflita sobre a urgência de repensar o ensino do Marketing e de que forma os alunos estão sendo preparadas para esse futuro próximo.
Pode-se perceber que há grandes diferenças entre o cenário nacional e internacional em relação as disciplinas de marketing ofertadas.Apenas UFRGS e USP apresentam mais disciplinas similares as que contam no cenário internacional.Pode-se perceber que as universidades nacionais não possuem disciplinas de branding, estatística aplicada ao marketing, economia comportamental e relacionamento.Percebe-se algumas semelhanças entre as universidades brasileiras e internacionais ao conteúdo das disciplinas de marketing ofertadas, pois ambas enfatizam conteúdos relacionados a estratégia e análises.
Por meio dos resultados desta pesquisa, tivemos uma noção de diferenciação entre as universidades internacionais e brasileiras, sendo que as primeiras atendem em maior proporção às necessidades apontadas pelos gestores, sobretudo no âmbito das meta-skills (FINCH, 2012) implícitas à prática do marketing, enquanto as universidades nacionais deixam a desejar nesse sentido, favorecendo um currículo basilar defasado nesse sentido e dependente muito mais da atuação e currículo dos professores do que de propostas educacionais voltadas ao mercado.
AKTOUF, O. Pós-globalização, administração e racionalidade econômica: a síndrome do avestruz. São Paulo: Atlas. AMJAD, Tayyab; RANI, Shamsul Huda Binti Abdul; SA'ATAR, Shiza Binti. Entrepreneurship development and pedagogical gaps in entrepreneurial marketing education. The International Journal Of Management Education, [s.l.], v. 18, n. 2, p. 100379, jul. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijme.2020.100379. BACELLAR, F. C. T.; IKEDA, A. A. Evolução do ensino de marketing: um breve histórico. Organizações & Sociedade, v. 18, n. 58, art. 7, p. 487-511, 2011