Resumo

Título do Artigo

Engajamento de stakeholders: um estudo bibliométrico
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Palavras Chave

engajamento
stakeholders
bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Gustavo Henrique da Silva Fassione
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Por meio de um estudo bibliométrico com base em 139 artigos obtidos da base de dados Web of Science, foram realizadas análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico, a fim de identificar os campos teóricos que dão base aos estudos sobre engajamento de stakeholders e também os rumos que estes estudos podem tomar no futuro.
Devido a um grande conjunto de stakeholders presentes em uma organização (Donaldson & Preston, 1995; Freeman, 1984), muitas práticas de engajamento podem ser identificadas em diversas áreas da atividade organizacional. Assim, busca-se analisar o desenvolvimento dos estudos sobre engajamento de stakeholders ao longo do tempo, de modo a entender suas principais bases teóricas e tendências futuras.
O engajamento de stakeholders pode ser definido como o comprometimento de uma organização em envolver, de maneira positiva e por meio de colaboração baseada em confiança, os seus stakeholders em suas atividades organizacionais (Foo, 2007; Greenwood, 2007). Assim, ele consiste nas iniciativas de uma empresa ou organização em se comunicar, colaborar e desenvolver relacionamentos confiáveis com seus stakeholders (Bettinazzi & Zollo, 2015).
Análise de Cocitação: Os artigos com maior centralidade são os mais influentes na rede. Observa-se que o trabalho seminal de Freeman (1984) é central na rede e todos os outros ficam ao seu redor. Análise de acoplamento bibliográfico: Verificou-se que as abordagens mais atuais são o desenvolvimento sustentável, a perspectiva de rede de relacionamentos entre stakeholders e a divulgação de relatórios de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Pode-se concluir que todas essas abordagens representam os rumos que têm tomado os estudos sobre o engajamento de stakeholders, tanto na prática diática (empresa com os stakeholders), quanto na perspectiva de rede (relacionamento entre stakeholders). Como limitação deste estudo, destaca-se o foco apenas nas áreas business e management e também o uso de apenas uma base de dados. Sugere-se que um estudo semelhante seja realizado abordando também as demais áreas indexadas em outras bases de dados.
Freeman, E. (1984). Strategic Management A Stakeholder Approach | Business ethics | Cambridge University Press. Cambridge University Press. Greenwood, M. (2007). Stakeholder engagement: Beyond the myth of corporate responsibility. Journal of Business Ethics, 74(4), 315–327. Bettinazzi, E. L. M., & Zollo, M. (2015). Stakeholder engagement and organizational experiential learning: Evidence from M & A. Academy of Management, AOM 2015, 545–550. Donaldson, T., & Preston, L. (1995). The Stakeholder Theory of the Corporation - Concepts, Evidence, and Implications. Academy of Management Review.