Resumo

Título do Artigo

Executive Presence: Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Executive Presence
Liderança
Habilidades Interpessoais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Vlamir Fernandes da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra Funda
2 - Renato Penha
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - Luciano Ferreira da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial

Reumo

Executive Presence é um termo sem uma definição única na literatura, porém sua importância como habilidade fundamental em posições de liderança é um consenso entre os autores mais profícuos. A observação da habilidade de Executive Presence é identificada nas produções acadêmicas há décadas. Em relação à composição do Executive Presence, diversos autores apresentam em suas pesquisas constructos sob diferentes vieses, dificultando assim formar uma base conceitual sobre o tema.
Na teoria, como por exemplo, mas não se limitando à Green (2019), onde o tema está relacionado com habilidades interpessoais que destacam o indivíduo entre os demais, potencializando suas competências sociais. Em uma perspectiva aplicada, o tema é abordado como habilidade de liderança, que potencializa a legitimação do líder O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o tema Executive Presence descrevendo o conteúdo e a evolução da pesquisa nesse campo.
Como fundamentacao teórica cito os autores Bates (2007), Green (2019), Hewlett et al.(2012), Kaufman & Fetters (1983) e Monarth (2010)
A produção literária sobre o Executive Presence demonstra uma linha de publicação contínua desde o seu surgimento no início dos anos 1980, apresentando o maior pico no ano de 2019. Em relação aos campos de interesse, destacam-se publicações nas áreas de saúde e gestão de pessoas. Apesar das evidências demonstrarem o interesse pelo tema, pode-se observar uma lacuna nas publicações atuais sobre Executive Presence, destacada pela ausência de publicações que contribuam com frameworks aplicáveis ao ambiente corporativo.
Diante dos resultados da pesquisa, algumas considerações podem ser apontadas sobre o Executive Presence. Em relação à sua base conceitual, o resultado desta pesquisa demonstrou que ainda não existe um conceito único sobre o tema, tanto na visão teórica quando na prática. Na teoria, o tema está relacionado com habilidades interpessoais que destacam o indivíduo entre os demais, potencializando suas competências sociais. Em uma perspectiva aplicada, o tema é abordado como habilidade de liderança, que potencializa a legitimação do líder.
Bates, S. (2007). Develop seven elements of executive presence. AFE Facilities Engineering Journal, 34(1), 29–30. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-33947130136&partnerID=40&md5=4cd567744d1986206a301bc23cb996be Green, Z. A. (2019). Fostering the X-Factor in Pakistan’s university students. Current Psychology. https://doi.org/10.1007/s12144-019-00237-6 Hewlett, S. A., Leader-Chivée, L., Sherbin, L., Gordon, J., & ... (2012). Executive presence. dca.org.au. https://www.dca.org.au/sites/default/files/executivepresence-keyfindings-cti.pdf