Resumo

Título do Artigo

S-COMMERCE NO VAREJO DE ROUPAS NO CENTRO FASHION DE FORTALEZA/CE: MOTIVAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO E RESULTADOS OBTIDOS
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Palavras Chave

Varejo de roupa
E-commerce
S-commerce

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos e na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Antonio Jocélio Alves Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC
2 - Cláudio Bezerra Leopoldino
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

A internet vem se destacando e proporcionando oportunidades em nível global, especialmente com o desenvolvimento da tecnologia Web 2.0. Isso acaba contribuindo com o ambiente online, no qual os participantes podem compartilhar e buscar experiências, atividades e interesses comuns, fomentando assim o comércio social (ELNAGA; AL SHAMMARI, 2016; ZENG et al., 2009). A agregação do conceito de redes sociais ao comércio eletrônico ensejou o conceito de s-commerce, segmento do comércio eletrônico suportado por redes sociais na internet (LIANG; TURBAN, 2011).
Partindo da contextualização conceitual, evidencia-se a questão principal desta investigação: de que modos os empreendedores locais podem se beneficiar da utilização do s-commerce para impulsionar as vendas? Para responder tais questionamentos, esta pesquisa se valeu do instrumento de coleta desenvolvido no estudo de Longaray et al. (2018), embasado no experimento científico de Lunardi; Dolci; Maçada (2010), os quais são detalhados no referencial teórico deste texto.
O varejo pode ser entendido como um elo entre o produtor do bem ou do serviço e o consumidor final, quando visto pela perspectiva da cadeia de produção (ANGELO, 2012). Neste segmento o e-commerce surge como um método moderno pelo qual as pessoas realizam o processo de comercializar produtos e serviços através da rede mundial de computadores (VISSOTTO et al., 2013; KALAKOTA; WHINSTON, 1996). E o s-commerce se apresenta como um fenômeno emergente, com raízes nas mídias sociais e nas tecnologias da Web 2.0, e se caracteriza como uma estratégia inovadora (LIN; LI; WANG, 2017).
O perfil básico das empresas e de seus gestores responsáveis é representado por 59,7% de Microempreendedores Individuais – MEI. Os varejistas desenvolvem suas atividades a partir do espaço físico da loja (61,7%). Dentre os motivos internos, evidencia-se que 80% afirma utilizar o s-commerce para melhorar o atendimento aos clientes e 79% para aumentar as vendas. Como motivo externo, 66,4% utiliza o s-commerce por influência dos clientes. Conforme aponta 77,5%, os varejistas do Centro Fashion utilizam as informações geradas pelo s-commerce de forma mais estratégica na tomada de decisão.
Conclui-se que o s-commerce é uma prática de mercado muito bem internalizada no varejo de moda cearense como estratégia de venda. Os motivos internos e externos são centrais na utilização do s-commerce pelos empreendedores, os quais apontaram que os principais benefícios percebidos estão relacionados à melhoria do atendimento, aumento de vendas, obtenção de novos clientes e informações úteis à empresa, com decisões pautadas na influência dos clientes, tendo como resultado final o aumento de vendas.
LONGARAY, A. A.; ANSELMO, C. R.; MAIA, C.; LUNARDI, G.; MUNHOZ, P. Análise do emprego do F-commerce como impulsionador do desempenho organizacional em micro e pequenas empresas no Brasil. Revista lbérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - RISTI, n. 27, p. 67 - 85, 2018. LUNARDI, Guilherme L.; DOLCI, Pietro C.; MAÇADA, Antônio C. G. Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado com micro e pequenas empresas. Revista de Administração, São Paulo, v. 45, n.1, p. 05-17, jan./fev./mar., 2010.