Resumo

Título do Artigo

MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA NAS ÁREAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA (STEM): DESAFIOS E FATORES DE SUCESSO
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Palavras Chave

LIDERANÇA FEMININA
STEM
DESAFIOS

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Bianca Guarnieri de Jesus
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Limeira
2 - Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP)

Reumo

As desigualdades históricas de gênero ainda persistem, principalmente em alguns setores do mercado (Greene, 2020; Hirsch, Castillo, & Price, 2018; Machado, Souza, Mello-Carpes, 2018). Um deles, que pode ser observado globalmente, nos mais diversos setores, é a falta de mulheres na liderança de cargos de alta gerência e posições executivas (Hryniewicz & Vianna, 2018), e no campo de Ciências Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engeneering, and Mathmatics – STEM) (Tonini & Araújo, 2019).
O objetivo deste trabalho é entender os principais desafios e os fatores de sucesso para mulheres que atuam em cargos de liderança no campo de STEM. Com entrevistas realizadas com profissionais que atuam em cargos de liderança em STEM, pretende-se verificar a percepção sobre as principais dificuldades enfrentadas, bem como a forma como gerenciaram a carreira para conseguir ocupar posições de liderança nas organizações. Assim, a pergunta de pesquisa é: Quais os principais desafios enfrentados e quais os fatores de sucesso para mulheres em cargos de liderança em STEM?
“Garantir que meninas e mulheres tenham acesso igualitário à educação em STEM e, em última instância, a carreiras de STEM, é um imperativo de acordo com as perspectivas de direitos humanos, científica e desenvolvimentista” (UNESCO, 2018, p.15). Considerando que STEM é um mercado em constante atualização e que dita novas tendências tecnológicas, a carreira deverá ser reinventada de tempos em tempos e passa a ser dirigida pelas pessoas e não pelas organizações, por meio de ações efetivas em variadas experiências educacionais, treinamentos, mudanças no campo de trabalho entre outras.
Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de pesquisas recentes que abordassem as mulheres na área de STEM. Posteriormente, foi realizado um levantamento, com entrevistas realizadas com sete executivas de diferentes nacionalidades que trabalham em uma empresa de eletrodomésticos americana. A partir da coleta e análise dos dados provenientes do questionário, foi possível estabelecer uma pesquisa descritiva, que busca a descrição das características de determinada população ou fenômeno e, neste caso, também o estabelecimento de relações entre variáveis.
Em relação aos desafios individuais, 71% das respondentes disseram ter enfrentado claras situações de discriminação por serem mulheres no ambiente de trabalho. O obstáculo mais citado foi a subestimação do conhecimento técnico. Em segundo lugar, os vieses em avaliações de performance e potencial, bem como a estagnação de carreira foram também significamente mencionados. Quanto aos fatores de sucesso no gerenciamento de carreira dessas profissionais, todas as entrevistadas responderam que participaram de algum programa de coaching e 86% participaram de programas de mentoria.
Em relação aos desafios, o levantamento foi capaz de elucidar diversos pontos que foram abordados na revisão bibliográfica. Quanto aos fatores de sucesso para um gerenciamento de carreira efetivo das mulheres em STEM, não foi possível chegar a um conjunto de fatores aplicáveis a todas as profissionais do ramo, porém, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa é possível afirmar que ao seguir as três etapas do gerenciamento da carreira por London e Stumph (1982), é possível antecipar e endereçar os desafios exclusivos das mulheres em STEM.
Andrade, Rodrigo. (2018). Onde as cientista não têm vez. Revista FAPESP. Cheryan S, Ziegler SA, Montoya AK, Jiang L. (2017). Why are some STEM fields more gender balanced than others? Psychol Bull. 2017;143(1):1-35. Greene, R. (2020). Women in Labor Market: The Effect of Years of Schooling on Labor Force Participation in the Service, Industrial, and Agricultural Sectors across Countries. Issues in Political Economy, Vol 29(2), 2020, 141-164. Hryniewicz, L. G. C., & Vianna, M. A. (2018). Mulheres em posição de liderança: obstáculos e expectativas de gênero em cargos gerenciais. Cad. EBAPE.BR,RJ