Resumo

Título do Artigo

FRANCHISING E AS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: Um estudo entre franqueados em uma cidade no Estado do Piauí
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Palavras Chave

Modelo de gestão
Competências Gerenciais
Franchising

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Vanessa Beatriz Bezerra Coelho
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - CAMPUS PIRIPIRI
2 - Linnik Israel Lima Teixeira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade - FEA
3 - ELANE DOS SANTOS SILVA BARROSO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
4 - Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
5 - LAÍSE DO NASCIMENTO SILVA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - CAMPUS PIRIPIRI

Reumo

As competências gerenciais se revelam um pilar essencial para se alcançar um desempenho organizacional que vise a geração e a manutenção de diferenciais competitivos. Por outro lado, muitas incertezas cercam os empresários no início do negócio e, como alternativa para redução de parte dessas incertezas, estão as franchisings. Observou-se que são escassos os trabalhos destinados a explorar o mercado por meio de um estudo mais amplo envolvendo franquias de diferentes setores, analisando as competências dos gestores das franquias. Consequentemente, consistindo no gap teórico do estudo.
Diante disso, levantou-se como problema de pesquisa: Como se apresentam as competências gerenciais entre franqueados de Piripiri-PI? Para isso teve-se como objetivo geral analisar as competências gerenciais e os modelos de gestão desenvolvidos entre os franqueados de Piripiri-PI. E, especificamente, caracterizar o perfil de franqueados, identificar as principais competências gerenciais presentes entre os gestores das franquias e analisar os modelos de gestão desenvolvidos.
Com o modelo de franchising em expansão, a utilização de processos e métodos bem definidos, podem ser considerados fatores que contribuem para o sucesso deste tipo de empreendimento, o sucesso de uma franquia também pode estar atrelado ao desempenho do trabalho de cada franqueado como gestor (SILVEIRA, 2019). Para isso a seleção de franqueados observando características ideais para o gestor, pode ser aliada para não surgir problemas certos operacionais (LAS CASAS; SOUSA, 2014). Quinn (2003) propõe quatro modelos contrastantes que são antagônicos e por isso cada quadrante tem o seu pólo oposto.
Abordagem qualitativa, com caráter descritivo. O levantamento realizado mapeou 14 empresas constituindo assim o universo desta pesquisa. O roteiro da entrevista foi definido baseado pelo modelo de Quinn et al. (2003), adaptado de Felício et al. (2007), a entrevista foi realizada com os gestores por meio de ligação e através do aplicativo WhatsApp, devido ao período de isolamento ocasionado pela pandemia do COVID-19. A análise dos resultados da pesquisa foi realizada através do software Atlas.ti.
Os gestores possuem formação de nível superior com tempo de atuação entre 4 meses e 6 anos, a faixa etária se estabelece entre um público jovem, e com predominância do gênero feminino. A relação entre franqueado e franqueador é baseada no diálogo, os gestores buscam fomentar um ambiente de trabalho saudável com bons relacionamentos com os colaboradores, isso demonstrou o estabelecimento de um ambiente mais flexível. Como principais competências identificadas apresentam-se: construção de equipes, planejamento e organização, proatividade, comunicação clara e desenvolvimento de objetivos e metas.
Conclui-se então que, há uma predominância de dois modelos que contrastam entre si e refletem na gestão dessas franquias, sendo o modelo de Relações Humanas e o modelo dos Objetivos Racionais, pois as atividades voltadas para a flexibilidade e coesão de equipes, e as atividades que envolvem controle e monitorando da produtividade das franquias foram mais destacadas pelos entrevistados. Com isso, ao identificar os modelos de gestão predominantes, identificou-se as principais competências desenvolvidas pelos gestores das franchising, como propõe o objetivo desse estudo.
BARROS, C. M. P. et al. As competências gerenciais desenvolvidas pelos secretários executivos. Revista de Gestão e Secretariado, v. 4, n. 2, p. 25-47, 2013. SILVEIRA, F. M.Critérios que Balizam a Escolha de Franquias. Reuna, v. 24, n. 2, p. 44-66, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2019v24n2p44-66. QUINN, R. E. et al. Competências gerenciais: princípios e aplicações. 3. ed., Rio de Janeiro: Campus, 2003. QUIN, R. E. et al. A Spatial Model of Effectiveness Criteria: towards a competing values approach to organizational analysis. Management Science, v.29, n.3, pp.363-377, 1983.