Resumo

Título do Artigo

Análise comparativa dos Índices de corrupção
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Corrupção
índices
Análise Comprarativa

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Elias Pereira Lopes Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CCSA

Reumo

A corrupção é um fenômeno social, político e econômico complexo que acontece em todos os países, em diferentes graus. Não há consenso internacional sobre o significado da corrupção (ROHWER, 2009). Por esse motivo, sua medição, por meio de um único indicador que traduza os níveis de corrupção entre os países, é algo difícil de ser concretizada (ANDVIG, 2005; SØREIDE, 2006; ANDERSSON, 2013). A medição da corrupção, de maneira geral, é possível de ser realizada. Contudo, qualquer forma de medição de corrupção deve-se ater à precisão de sua mensuração.
A corrupção é um fenômeno tão complexo que se torna muito difícil mensurá-la em apenas um indicador, o que pode acarretar em resultados imprecisos e/ou enganosos. Contudo, isso não pode ser um impeditivo para o estudo da corrupção, embora essa tarefa seja bastante desafiadora, já que a corrupção assume formas diferentes em diferentes países. O presente artigo, cujo objetivo era comparar os principais índices de corrupção utilizados em pesquisas acadêmicas, serviu como linha condutora da análise de diferenças entre países, comparando os níveis de corrupção a partir de três bases de dados.
A medição da corrupção, de maneira geral, é possível de ser realizada. Contudo, qualquer forma de medição de corrupção deve-se ater à precisão de sua mensuração. Os índices de corrupção que são baseados em percepção devem ser usados com mais cautela devido à falta de transparência e problemas em relação às suas definições (ANJA, 2009).
A análise foi composta por três cenários distintos para os países: Baixa Corrupção (56 países), Corrupção Moderada (55 países) e Elevada Corrupção (66 países). Em relação aos três índices analisados, percebeu-se, pela análise dos dados, uma similaridade quanto à classificação dos países em termos de corrupção. Todas as bases apresentaram valores elevados de similaridade. No geral, a classificação de países com Elevada Corrupção teve uma maior similaridade entre os países.
Diante dos resultados, percebeu-se que não houve uma preponderância em relação à classificação de países para uma determinada categoria, embora a categoria com maior número de países foi a que possuía países mais corruptos (Elevada Corrupção).
Apaza, C. R. (2009). Measuring governance and corruption through the worldwide governance indicators: Critiques, responses, and ongoing scholarly discussion. Political Science & Politics, 42(1), 139-143. Donchev, D., & Ujhelyi, G. (2014). What do corruption indices measure?. Economics & Politics, 26(2), 309-331. Rohwer, A. (2009). Measuring corruption: a comparison between the transparency international's corruption perceptions index and the World Bank's worldwide governance indicators. CESifo DICE Report, 7(3), 42-52.