Resumo

Título do Artigo

EFICIÊNCIA NO SETOR SUPERMERCADISTA BRASILEIRO SOB A ÓTICA DA ESTRATÉGIA DE FUSÕES E AQUISIÇÕES.
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Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Supermercados
Eficiência

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Andre Gustavo Almeida e Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
2 - Jéssica Dalliane Gomes Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal

Reumo

Visando maximizar sua competitividade, muitas organizações utilizam-se dos processos de fusões e aquisições (F&A), a fim de obter poder de negociação/barganha através da compra de insumos/ativos em maiores escalas, de concentrar mercado, e por diversas outras motivações. Desde o final da década de 90, o segmento de supermercados tem alavancado em operações de F&A.
Com o propósito de entender a importância dessa estratégia de crescimento, o objetivo deste estudo é analisar a estratégia de F&A nos níveis de eficiência técnica do grupo Cencosud, empresa do setor supermercadista.
As organizações, diante do acirramento concorrencial e das ferramentas empresariais disponíveis, vêm buscando alternativas externas para a criação de valor para os acionistas, com destaque para as estratégias de fusões e aquisições (F&A). Vários fatores motivam uma decisão de fusão ou aquisição de uma empresa, entre eles, a busca de economias de escala e escopo (eficiência). Entre 2004 e 2012, o mercado de varejo brasileiro passou por fortes movimentos expansionistas mediante F&A, demonstrando que as F&A continuam configurando uma importante estratégia de crescimento no setor.
Realizou-se um estudo de caso, sendo o caso em análise: a aquisição da rede supermercadista Prezunic, em 2011, pelo grupo Cencosud. No tocante à avaliação da eficiência técnica, optou-se pelo uso da técnica não-paramétrica Data Envelopment Analysis (DEA) a partir de seus dois modelos clássicos, além da aplicação do método utilizado por Cooper et al. (2007) para avaliar, de forma hipotética, a efetividade das fusões entre empresas.
Quanto à efetividade da aquisição da Prezunic através da aplicação da simulação de fusão, os resultados mostraram que para as projeções do modelo BCC temos uma unidade localmente eficiente, porém com índice igual a 0,8829 para o modelo CCR. Já utilizando as projeções do modelo CCR, os resultados mostraram que a nova unidade é globalmente e localmente eficiente.
Percebe-se que a utilização da simulação da fusão através da soma das projeções para avaliar a fusão representa uma visão mais otimista dos resultados de eficiência. Porém, para que o desempenho das empresas melhore, fatores como gestão estratégica, liderança, negociação e diversos outros são de essencial relevância para que sejam mais competitivas e subam no ranking.
MELO, F. L. N. B. DE; SAMPAIO, R. M. B.; SAMPAIO, L. M. B. Efficiency, productivity gains, and the size of Brazilian supermarkets. International Journal of Production Economics, v. 197, n. December 2017, 2018. PONTES, T. T. E. S. et al. EFICIÊNCIA TÉCNICA NO SETOR SUPERMERCADISTA BRASILEIRO. XX SEMEAD. Anais, 2017. SELLERS-RUBIO, R.; MAS-RUIZ, F. Economic efficiency in supermarkets: Evidences in Spain. International Journal of Retail and Distribution Management, v. 34, n. 2, 2006.