Resumo

Título do Artigo

FACILITADORES E BARREIRAS PARA A INTEGRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA: Um Estudo de Caso no Centro de Comando e Controle do Rio Grande do Sul
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES
SEGURANÇA PÚBLICA
Centro de Comando e Controle

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e TICs para Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Ivens Giuliano Campos dos Santos
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Amarolinda Zanela Klein
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

Na atualidade, todos clamam por segurança. Cardoso (2013) aponta que há necessidade de compartilhamento e integração de informações, pois a fragmentação dificulta a obtenção de vantagens e gera dificuldades em um sistema estratégico de segurança. Porém, muitas vezes, há rivalidade nas instituições de segurança, nas quais se mantém a “tradição” de apropriação particular de informações públicas. Uma das formas de superar essa fragmentação de informações de segurança é compartilhar a informação por meio de centros de comando e controle.
Considerando este contexto, este artigo tem como objetivo geral compreender os fatores facilitadores e as barreiras para o compartilhamento e a integração das informações de segurança entre diferentes órgãos públicos, sendo estudado o Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) do estado do Rio Grande do Sul. O estudo justifica-se porque pesquisadores apontam que algumas agências de governo, com pouca ou nenhuma experiência na partilha de informações, podem estar menos cientes do que se pode compartilhar ou obter entre agências.
A pesquisa utiliza como lente teórica o framework proposto por Yang e Maxwell (2011), o qual indica três perpectivas que podem influenciar as organizações públicas no compartilhamento das informações: (1) gerencial e organizacional; (2) tecnológica e (3) política.
A pesquisa foi guiada pela abordagem qualitativa (STRAUSS; CORBIN, 2008) e se caracteriza como um estudo de caso único (YIN, 2015) realizado no DCCI, responsável pelas operações de segurança junto à Secretaria de Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Sul. A unidade de análise do estudo de caso foi o processo de integração e compartilhamento de informações entre os diferentes órgãos públicos envolvidos no DCCI. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: entrevista, análise documental e observação participante.
O artigo analisa as diferentes perspectivas, facilitadores e barreiras para o compartilhamento e a integração de informações de segurança entre diferentes órgãos públicos, os quais interagem em um centro integrado de comando e controle.
Legislação, políticas de longo prazo e fluxos claros de trabalho integrado são fatores apontados como influenciadores para que ocorra. Da mesma forma, embora a tecnologia desempenhe um papel importante, a perspectiva política e a perspectiva organizacional e gerencial (especialmente esta última) se sobrepõem.
DRAKE, D. B.; STECKLER, N. A.; KOCH, M. J. Information sharing in and across government agencies. Social Science Computer Review, 2004, 22.1: 67-84. SILVA, I.; MUSSI, C. C.. Tecnologia da informação, criação e compartilhamento do conhecimento. Revista de Administração da UFSM 7.1, 2014, 81-100. YANG, T.; MAXWELL, T. A. Information-sharing in public organizations: a literature review of interpersonal, intra-organizational and inter-organizational success factors. Government Information Quarterly 28.2, 2011, 164-175.