Resumo

Título do Artigo

Influência de indicadores de competitividade, de desenvolvimento humano e institucionais das nações nas mortes da pandemia Covid-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pandemia Covid-19
Vantagem Competitiva
Teoria das Instituições

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégias Organizacionais em Pandemia e Pós-Pandemia

Autores

Nome
1 - Clovis Jungbluth Teixeira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

Desde o início de 2020, o mundo enfrenta uma crise sanitária sem precedentes na história recente da humanidade (Covid-19). Ao analisar o indicador de mortes por mil habitantes com os indicadores de competitividade, de desenvolvimento humano, ambiente institucional e tráfego aéreo, esta pesquisa evidencia como a atual pandemia tem afetado as nações, constituindo-se de ferramenta para que autoridades sanitárias possam planejar ações de prevenção para futuros eventos pandêmicos em nível global.
O problema de pesquisa é responder à indagação: existe relação entre a quantidade de mortes por mil habitantes, em consequência do Covid-19, e os indicadores de competitividade, desenvolvimento humano, institucional e tráfego aéreo? O objetivo é quantificar o impacto de cada indicador sobre a quantidade de pessoas que vieram a óbito nos países que registraram mais mortes até 19/07/2020, data-base desta pesquisa. Este estudo é relevante pelo ineditismo da mensuração entre os indicadores escolhidos e as mortes causadas pela Covid-19.
O Banco Mundial avalia o ambiente institucional dos países através do Institutional Profiles Database (IPD). O Human Development Index (HDI) enfatiza que as pessoas devem ser os critérios finais para avaliar o desenvolvimento de uma nação (UN, 2020). Doze pilares formam o Global Competitive Index (GCI), que mede a competitividade dos países (WEF, 2020). A International Air Transport Association (IATA) faz correlação entre a receita das companhias aéreas com o PIB mundial. A movimentação e contato entre pessoas é vetor de transmissão do vírus da Covid-19, segundo alerta da OMS.
A pesquisa é de epistemologia positivista (Crotty, 1998), baseada em método explicativo, quantitativo, com o apoio de técnica de modelagem de equações estruturais, utilizando-se de dados secundários (Hair, Black, Babin, Anderson, & Tatham, 2009). Foram coletadas informações de pessoas que morreram em função do Covid-19 em 100 países que, em 19/07/2020, representavam 98,39% das mortes em todo o mundo, relacionando-se tais números com o GCI, HDI, IPD e quantidade de passageiros (avião) de cada nação, relacionando-se tais indicadores à variável dependente mortes por mil habitantes.
As hipóteses que relacionavam negativamente o GCI, HDI e IPD com as mortes por mil habitantes foram rejeitadas. A hipótese que afirma que existe relação positiva entre o número de passageiros por via aérea e o número de mortes por consequência da Covid-19 foi aceita, corroborando com Campante et al. (2016) que afirmam que países mais competitivos, mais desenvolvidos e com melhor ambiente institucional têm maior fluxo de passageiros por via aérea. Tal fluxo pode, entretanto, ser vetor de contaminação em massa de doenças infectocontagiosas, como se verifica na epidemia do Covid-19 (WHO, 2020).
Os resultados apresentados levam à conclusão que há confluência na formação de indicadores de competitividade e de ambiente institucional com o desenvolvimento humano das nações, tendo, como consequência, maior fluxo de pessoas às nações mais desenvolvidas, contribuindo para o crescimento ainda maior destes países, mas trazendo, como efeito colateral, maior velocidade de transmissão de moléstias quando pessoas são vetores de contágio.
United Nations (UN). (2020). Human Development Reports. Recuperado em 12.07.2020 de http://hdr.undp.org/en/content/human-development-index-hdi. World Bank. (2016). Institutional Profiles Database. Recuperado em 01.07.2020, de http://www.cepii.fr/institutions/EN/ipd.asp. World Economic Forum (WEF). (2020). Global Competitiveness Report 2019. Recuperado em 03.07.2020, de https://www.weforum.org/reports/how-to-end-a-decade-of-lost-productivity-growth. World Health Organization (WHO). (2020). WHO Coronavirus Disease (COVID-19) Dashboard. Recuperado em 02.07.2020, de https://covid19.who.int/.