Resumo

Título do Artigo

POSICIONAMENTOS DA LIDERANÇA EM RESPOSTA AOS DESAFIOS APRESENTADOS PELO COVID-19
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Liderança
Cultura Organizacional
COVID-19

Área

Gestão de Pessoas

Tema

A Gestão de Pessoas diante da COVID-19

Autores

Nome
1 - GRACE APARECIDA DE OLIVEIRA MELO
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - Rio de Janeiro

Reumo

Em resposta à pandemia, muitas mudanças estão sendo implantadas pelas empresas, provocando transformações importantes nas relações de trabalho, na aceleração da digitalização, nos hábitos de consumo, dentre outras, corroborando a ideia de que o mundo Pós-COVID-19 não será o mesmo. A literatura aponta que em contextos de crise, os líderes têm um papel importante. Isso se deve à essência da função de um líder, de criar uma visão de futuro e coordenar e engajar os esforços de colaboração e cooperação do time em direção a objetivos comuns.
As perguntas que o artigo busca responder são: como as lideranças podem atuar para minimizar os impactos negativos da pandemia nas pessoas? Como podem mobilizar as pessoas para se engajarem com o ambiente de mudanças? O objetivo é identificar práticas de liderança que possam minimizar os impactos negativos do contexto e promover o engajamento das pessoas com as mudanças, incentivando-as a assumirem o protagonismo em relação ao que está no âmbito de seu controle.
A pandemia impacta dramaticamente a vida das pessoas, atingindo uma ampla gama de aspectos. Os impactos para saúde mental podem perdurar mesmo após a descoberta da vacina e a imunização da população. Levando-se em conta a necessidade de líderes e equipes atuarem alinhados, cooperando e contribuindo para suas organizações e para a sociedade, é fundamental que os impactos na saúde sejam conhecidos, recebam a devida atenção e que o suporte psicológico necessário esteja disponível. As lideranças são fundamentais para o engajamento, o direcionamento dos esforços e o desenvolvimento das equipes.
Nestes momentos de crise, os líderes desempenham um papel ainda mais importante na condução das pessoas para o futuro, construindo visões compartilhadas da realidade, que ajudem a remar numa mesma direção e a cooperar, corroborando com humildade o poder da comunidade. A crise evidenciou a necessidade de uma mudança ampla de paradigmas e nesse sentido, as lideranças devem atuar para a criação dos consensos necessários. Lideranças que promovam a motivação e o relacionamento, baseados em confiança e credibilidade, podem proporcionar maior entrosamento e envolvimento com os desafios do negócio.
A pandemia do COVID-19, mais que uma crise sanitária, é uma crise da humanidade. E dessa forma, o surgimento de novos paradigmas pode se consolidar como o maior aprendizado, e também o grande legado evolutivo provocado pela crise. Pela ênfase na conexão com as pessoas, preocupando-se com o bem estar, os interesses e objetivos dos liderados e também, estabelecendo uma relação mediada por uma causa comum e por valores morais compartilhados, entende-se que o estilo de liderança transformacional pode obter resultados melhores, num contexto como o que vivemos.
CALASSA, Pedro A. & VIZEU, Fábio. Revisitando a perspectiva de James McGregor Burns: qual é a ideia por trás da liderança transformacional? CadernosEbape.BR. Rio de Janeiro, Jan-Mar/2015 | HARARI, YUVAL N. Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade. Companhia das Letras, São Paulo, 2020 | ORNELL, FELIPE et al. Pandemia de medo e COVID-19: impactos na saúde mental e possíveis estratégias. Revista debates em Psychiatry, 2020 | ZANINI, M.T. & MIGUELES, C. Liderança baseada em valores: o elo perdido das organizações contemporâneas. Nova Lima, DOM: n. 14, Março–Junho/2011.