Resumo

Título do Artigo

A PANDEMIA DA COVID-19: PROPOSTA DE QUADRO DE REFERÊNCIA APLICÁVEL ÀS CADEIAS DE SUPRIMENTOS ALIMENTARES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

COVID-19
segurança alimentar
gestão de risco

Área

Operações

Tema

Gestão de Cadeias de Suprimentos no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - Geraldo Magela Jardim Barra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Administração e Ciências Contábeis (DECAC)
2 - Rodrigo Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - FACC

Reumo

A gestão de risco em cadeias de suprimentos é um tema muito importante para o campo de pesquisa da área de operações, principalmente para o tema gestão da cadeia de suprimentos no contexto da COVID-19. Percebe-se que a pandemia em razão da COVID-19 é um “Black Swan”, que demanda a aplicação do gerenciamento de risco nas cadeias de suprimentos alimentares, considerando a segurança alimentar (food safety) e a segurança dos alimentos (food security). A pandemia do COVID-19 trata-se de um evento de baixa probabilidade, mas de alto impacto sobre segurança alimentar e a segurança de alimentos.
Questão norteadora: como mitigar riscos no gerenciamento de cadeia de suprimentos alimentares, por meio de um quadro de referência? O objeto deste artigo foi propor um Quadro de Referência para a gestão de risco em cadeias de suprimentos alimentares, com enfoque em crises sanitárias.
Este trabalho estruturou um Quadro de Referência para o emprego de estratégias genéricas para a mitigação de riscos em cadeias de suprimentos com base na literatura consultada. Para isso, autores como Miller (1992), Jüttner et al (2003), Chopra & Sodhi (2004), Tomlin (2006), Manuj & Mentzer (2008) iluminaram a fundamentação teórica para construção do quadro analítico.
Embora não exista a unanimidade na classificação dos tipos de estratégias genéricas de mitigação de riscos, constatou-se neste estudo que a estratégias de flexibilização e de prevenção têm se destacado na literatura abordada. Embora sejam consideradas práticas estratégicas visando à mitigação de risco, determinadas estratégias mencionadas neste trabalho vão contra a corrente dominante de enxugar e tornar mais ágil a produção, bem como a de reduzir a base de fornecedores, o que demanda maior critério para sua seleção e aplicação.
Com base no referencial teórico de gestão de risco em cadeias de suprimentos, foi criado um Quadro de Referência para gestão de riscos no contexto de cadeias de suprimentos alimentares, ficando demonstrado como este Quadro de Referência pode ser útil para gestão de risco em cadeias de suprimentos alimentares, principalmente para lidar com crises sanitárias como a da COVID-19.
Categorias e fontes de risco em Cadeias de Suprimentos: Jüttner et al. (2003), Chopra e Sodhi (2004), Kleindorfer e Saad (2005), Manuj e Mentzer (2008), Simchi-Levi et al. (2010), Khojasteh (2018). Gestão de risco em cadeias de suprimentos: (Stulz, 1996; Smith, 2003; Heckmann et al, 2015; Chowdhury & Quaddus, 2017). COVID-19 em Cadeias de Suprimentos: confiabilidade da cadeias de suprimentos (Rajeev, et al., 2020), cadeias de suprimentos globais (Ivanov, 2020), resiliência em cadeias de suprimentos (Yossi, 2015; Khojasteh, 2018; Hobbs, 2020; Mussel, Bilyea & Hedley, 2020),