Resumo

Título do Artigo

MERCADO, PROCESSO DE PRODUÇÃO E CUSTOS DO SAL IN NATURA: Um estudo de caso em uma grande salina do Brasil
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Palavras Chave

Custos de produção de sal
Sal marinho
Mercado do sal

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Ademir Clemente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
2 - Alceu Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD/PUCPR
3 - José Anízio Rocha de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA
4 - Luciana Rafaella Lopes de Sousa Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - campus central

Reumo

O objetivo deste artigo é identificar e calcular os custos de produção de uma tonelada de sal in natura, explicitar a estrutura de custos e esboçar alternativas de gestão desses custos com vistas a prover as informações necessárias à gestão das empresas salineiras e à formulação de políticas públicas. O setor salineiro apresenta especificidades notáveis relativas à gestão, ao processo de produção e ao mercado, e enfrenta a concorrência do sal chileno. A pesquisa é um estudo de caso em uma salina brasileira, que envolveu treinamento in company e ampla interação com o corpo técnico da empresa.
O propósito deste artigo é identificar e calcular os custos de produção de uma tonelada de sal in natura, explicitar a estrutura de custos e esboçar alternativas de gestão desses custos com vistas a prover as informações necessárias à gestão eficiente das empresas e à formulação de políticas públicas adequadas para o setor.
O estudo aborda as idiossincrasias do mercado do sal no Brasil, que apresenta poucos produtores com grandes salinas, baixo preço e certa homogeneidade no produto, apesar da busca por maior grau de pureza e qualidade.
Este estudo caracteriza-se como aplicado quanto à sua natureza; descritivo/explicativo quanto aos seus objetivos; de estudo de casos quanto à estratégia de abordagem do problema. Além de dados financeiros e documentos internos, a pesquisa contou com dados obtidos em 30 horas de seminários com sócios, diretores e gerentes de áreas funcionais que debateram o alinhamento estratégico dessas áreas com os objetivos de melhoria de processos; de desempenho mercadológico e financeiro das empresas. A abrangência temporal resumiu-se aos dados dos anos de 2017 e 2018.
Os resultados indicam grandes deficiências na gestão de custos e confirmam a ampla predominância dos custos fixos. Para a empresa estudada, e até onde se pôde averiguar, para todas as empresas salineiras brasileiras, é indispensável a criação de uma cultura de gestão de custos, envolvendo sistema de informação, monitoramento e controle e elevação da gestão de custos ao nível estratégico de decisão.
O estudo realiza uma análise de custo para a produção de uma tonelada de sal in natura, trata-se de um estudo de caso em uma grande salina brasileira. Ao analisar o mercado do sal no Brasil, as dificuldades enfrentadas pelo setor, a baixa tecnologia empregada, aspectos peculiares a estas empresas, à gestão dos negócios, a ameaça da concorrência chilena e a indiferença renovada do governo em relação a essa ameaça formam um quadro de fragilidade e de vulnerabilidade a partir do qual não se pode inferir cenários menos preocupantes para o médio e longo prazos.
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