Resumo

Título do Artigo

Ensino Básico Brasileiro: a Formação de um Mercado e seus Impactos
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Palavras Chave

Ensino Básico
Financeirização
Internacionalização

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Beatriz Azevedo Blandy
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Monte Alegre

Reumo

Ensaio exploratório que descreve a formação do mercado educacional do ensino básico, a partir da entrada de capitais internacionais, fortalecimento de grupos educacionais e financeirizacão do setor. Examina fricções decorrentes da natureza educacional desses serviços e seu papel em cenários sociais e políticos. Um estudo na fronteira entre estudos organizacionais e estratégia, com contribuições da educação e da economia. Pela natureza multidimensional do tema, convida novos olhares para um processo que nos remete à formação de uma parcela da população de crianças e adolescentes brasileiros.
O artigo aborda a formação atual do mercado de ensino básico e os conflitos entre a as finalidades de grupos educacionais geridos por fundos alavancados por capitais financeiros e as finalidades educacionais dos seus serviços. Objetiva, de forma crítica e fundamentada, registrar esse fenômeno tão recente e fazer um levantamento inicial de impactos sociais e econômicos a partir dessa fricção.
Pesquisadores educacionais que estudam e desenvolvem pesquisas sobre formações de mercados de ensino como Adrião et al, (2009, 2016), Oliveira (2009), Sguissardi( 2015), Carvalho ( 2013). Sobre fundos de investimento no mercado de ensino: Hall ( 2015), Rodrigues Guliás e al ( 2017), Rama (2012). Sobre modelos de negócio Teece ( 2010) e Osterwalder, Pigneur, Tucci (2005). Sobre desigualdade global e brasileira, os economistas Piketty (2020) e Souza ( 2018).
Através de um processo semelhante que se deu no Ensino Superior, examina-se impactos da formação de um mercado alavancado por capitas internacionais e o crescimento de grandes grupos educacionais que atuam no Ensino Básico. A partir de uma análise de seus modelos de negócio, intenta-se mostrar contradições projetos de expansão e as finalidades educacionais desses mesmos grupos. Nesse sentido retoma-se a lógica da educação como bem comum e seu papel transformador, mostrando como segmentações de redes de escolas e avanço da privatização sobre o ensino público pode aprofundar desigualdades.
Conclui-se que é preciso incluir as finalidades educacionais no estudo deste mercado, onde a valorização acionária passa o ser o principal objetivo. Entende-se que é necessário acompanhar esse fenômeno tão recente e aponta-se, que além delinear cenários mais amplos é preciso aproximar-se desses novos modelos de gestão, seus currículos, seus profissionais e práticas.
Além das citadas no item fundamentação teórica, forma utilizados jornais, revistas, relatórios e sites das empresas pesquisadas.