Resumo

Título do Artigo

FATORES E CRITÉRIOS DE SUCESSO NA GESTÃO DE PROJETOS PÚBLICOS: uma análise bibliométrica no período de 2016 a 2020
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sucesso em Gestão de Projetos Públicos
Fatores de Sucesso
Critérios de Sucesso

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - TEREZA RAQUEL DA SILVA DANTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - João Paulo Oliveira Lucena
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)
3 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA

Reumo

Historicamente, o gerenciamento de projetos tem se preocupado principalmente com o controle operacional e a execução do trabalho diário no nível do projeto (Turner, 2009). Muitos autores utilizam o conceito de “triângulo de ferro” – escopo, tempo e custo – para mensurar o sucesso em projetos. Contudo, diversas maneiras de avaliação são vistas na literatura, tais como fatores e critérios de sucesso, como também aplicadas em experiências de projetos diversos e que possibilitam essa definição de sucesso.
Os estudos que envolvem fatores e critérios de sucesso em gestão de projetos são visualizados em maior parte em experiências do setor privado, embora o setor público possa ter um objetivo final diferente, se comparado os dois setores, também pode utilizar desse mecanismos para mensurar o sucesso de projetos em sua vertente. O objetivo deste trabalho é dimensionar a produção de artigos científicos recentes que relacionem fatores e critérios de sucesso na gestão de projetos públicos, em base de dados nacionais e internacionais. Este estudo configura-se como quantitativo e qualitativo.
O conceito de sucesso do projeto pode ser mais complexo do que um resultado binário entre sucesso e fracasso (Ul Musavir et al., 2017). Ele necessita ser visto de um forma holística como a capacidade de um projeto atingir seus objetivos operacionais e de partes interessadas (Mazur et al., 2014) e considerar vários aspectos como eficiência do projeto, impacto nos clientes, impacto na equipe, negócios diretos e sucesso, redução de danos ambientais e preparação para o futuro (Carvalho & Rabechini, 2017).
Para análise final foram identificados 65 artigos, em sua maior parte de bases de dados internacionais, em detrimento das nacionais. Foi possível aferir que grande parte dos artigos são de natureza empírica, ou seja, decorrentes de experiências práticas de diversos países para avaliar os componentes do sucesso em gestão de projetos públicos. Através das análises dos artigos também foi possível identificar que os trabalhos poderiam ser divididos em quatro segmentos: Sucesso em gestão de projetos, fatores de sucesso, fatores críticos de sucesso (ou do inglês, CSFs) e critérios de sucesso.
O presente estudo objetivou dimensionar a produção de artigos científicos que relacionem fatores e critérios de sucesso na gestão de projetos públicos, nesse sentido, o objetivo do artigo foi atingido através do estudo bibliométrico. Foi identificado que pouco há produzidos em âmbito nacional sobre a temática e, de forma geral, pouca produção direcionada especificamente as definições de sucesso em gestão de projetos públicos. Recomenda-se estudos direcionados a temática e que possam contribuir na definição e vinculação de fatores e critérios de sucesso.
Mazur, A., Pisarski, A., Chang, A., & Ashkanasy, N. M. (2014). Rating defence major project success: The role of personal attributes and stakeholder relationships. International Journal of Project Management, 32(6), 944-957. Turner, J.R., 2009. The Handbook of Project-based Management. McGraw- Hill, London. Ul Musawir, A., Serra, C. E. M., Zwikael, O., & Ali, I. (2017). Project governance, benefit management, and project success: Towards a framework for supporting organizational strategy implementation. International Journal of Project Management, 35(8), 1658-1672.