Resumo

Título do Artigo

Políticas públicas como “atos interessados”: um diálogo entre Bourdieu e abordagens teóricas que dão destaque às crenças nas decisões políticas
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Palavras Chave

Campo da educação
Modelo de Coalizões de Defesa
Crenças e conflitos

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - José Mauricio Avilla Carvalho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) -
2 - Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Nova Iguaçu

Reumo

Políticas públicas podem ser definidas como um conjunto de decisões do governo que irão produzir efeitos específicos na vida dos cidadãos. Dentro dessa definição, esse estudo tomou como foco a fronteira relacional de duas dimensões importantes intrínsecas a esse conceito: ele navega entre a dimensão dos atores (que tomam decisões) e a dimensão de suas decisões propriamente ditas. Parte-se da premissa de que tais atores são imbuídos de racionalidades limitadas, e tomam decisões com bases em suas crenças e interesses, numa dinâmica que Bourdieu chama de ato interessado.
O trabalho foi formulado em cima da seguinte questão: políticas públicas podem ser entendidas como “atos interessados”, no sentido atribuído por Bourdieu?
Foram articulados elementos teóricos trazidos da perspectiva do próprio Bourdieu com premissas de abordagens da ciência política — principalmente o Modelo de Coalizões de Defesa — que dão grande destaque às crenças no processo de tomada de decisões dos atores no campo das políticas públicas.
Fez-se uso da articulação entre as abordagens de Bourdieu e o Modelo de Coalizões de Defesa para analisar aspectos interessantes de uma política educacional brasileira recente, que suscitou grandes conflitos entre os atores que atuam na área: a Reforma do Ensino Médio, promulgada inicialmente pela Medida Provisória 746 em 2016, e depois sancionada em definitivo pela Lei 13.415 em 2017.
Foi possível verificar que as crenças dos atores foram determinantes das decisões tomadas, e também influenciaram a divisão entre eles em dois grupos: coalizão pró-reforma e coalizão antirreforma. Tal divisão se deu dessa maneira por conta de um contexto de grande polarização política da época, que se estende até os dias de hoje. O trabalho permite concluir que o modo como essa Reforma foi conduzida deu ao campo uma configuração conflituosa, onde interesses distintos foram postos em disputa pelas coalizões, e os atores que as formaram.
BOURDIEU, P. É possível um ato desinteressado? IN: __. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução por Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1997. p. 137-156. CARVALHO, J. M. A. Educação em Disputa: Uma Análise sobre os Conflitos decorrentes da Reforma do Ensino Médio no Brasil sob o Prisma do Modelo de Coalizões de Defesa. Dissertação (Mestrado em Administração). Seropédica: UFRRJ, 2019. SABATIER, P. A.;JENKINS-SMITH, H. C. The Advocacy Coalition Framework: An Assessment. IN: SABATIER, P. A. (ed.) Theories of the Policy Process. 1. ed. Boulder, CO: Westview Press, 1999. p. 117-166.