Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE MODELO DE MENSURAÇÃO DA ADOÇÃO DE SERVIÇOS DE FINTECHS
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Palavras Chave

Fintechs
Comportamento do Consumidor
Adoção

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - MATHEUS VIEIRA DE SOUZA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES)
2 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB/Unesp

Reumo

A partir do emprego de novas tecnologias, atividades típicas do setor financeiro vêm sendo remodeladas por novas empresas, denominadas fintechs (Gomber et al., 2017). Revisões bibliométricas indicam que pesquisas sobre essa nova indústria bancária e tecnológica ainda são recentes. Os primeiros trabalhos são de 2014, ganhando força após 2016 (Milan et al, 2018; Caciatori-Junior; Cherobim, 2019). A partir de uma revisão sistemática de literatura, este trabalho busca avançar nos estudos sobre fintechs, identificando fatores que influenciam a adoção do serviço destas empresas.
Esta revisão tem uma questão norteadora: Quais são os fatores que influenciam a adoção de uma fintech? Para responder essa questão, tem-se por objetivo identificar e analisar a evolução dos trabalhos sobre o tema, identificar os principais fatores que influenciam a adoção de uma fintech e propor um modelo analítico de mensuração dessa adoção.
Ao empregar tecnologia, análise de dados e computação móvel, as fintechs oferecem via canais digitais, alternativas de serviços financeiros mais transparentes e acessíveis (Gimpel et al., 2016; Vasiljeva; Lukanova, 2016; Gomber et al., 2018). Somente no Brasil em 2018, mais de 2,5 milhões de novas contas digitais foram abertas (Febraban, 2019). Desta forma, as teorias de intenção de uso, como a TRA, TPB e TAM, indicam que a adoção pode ser influenciada por aspectos como a influência social de amigos e pessoas próximas, e expectativas de desempenho e de esforço (Ajzen, 1980; Davis, 1986).
Dos trabalhos selecionados, 70% deles foram publicados em revistas de alto fator de impacto. O método mais utilizado para a análise dos dados foi a modelagem de equações estruturais, técnica usada para avaliar no desenvolvimento de construções teóricas a partir de construtos latentes (Neves, 2018). Dos fatores de adoção encontrados, a disposição a depender de outra parte (confiança), as expectativas de desempenho do produto (utilidade percebida), a expectativa de esforço (facilidade percebida), são fatores que afetam a atitude de adotar ou não uma fintech.
As publicações selecionadas têm seu início em 2018, o que pode demonstrar que os estudos sobre adoção de fintechs ainda estão em seu começo. Apesar disso, 68% dos trabalhos estão publicados em revistas de alto fator de impacto em suas respectivas áreas. Foram constatados diversos fatores que influenciam a adoção de uma fintech, tendo este trabalho, proposto um modelo de mensuração de adoção de fintechs a partir de sete construtos encontrados, sendo eles: design, influencia social, privacidade, confiança, utilidade percebida, facilidade percebida e atitude.
Davis, F. D. (1989). “Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology”. MIS Quarterly, 13(3), 319-341 Contreras Pinochet, L., Diogo, G., Lopes, E., Herrero, E. And Bueno, R. (2019), "Propensity of contracting loans services from FinTech’s in Brazil". International Journal of Bank Marketing, Vol. 37 No. 5, pp. 1190-1214. Stewart, H., Jürjens, J. (2018) "Data security and consumer trust in FinTech innovation in Germany". Information and Computer Security, Vol. 26 No. 1, pp. 109-128